fbpx

Dia Mundial das Reservas da Biosfera | 3 de Novembro

Com o objetivo de enaltecer a natureza, a biodiversidade, a cultura e as tradições das comunidades das Reservas da Biosfera, a UNESCO instituiu em 2021 o Dia Internacional das Reservas da Biosfera, que se celebra anualmente no dia 3 de novembro.

A escolha da data foi feita pela Conferência Geral e a decisão insere-se nas comemorações do 50º aniversário do programa intergovernamental Man and the Biosphere.

As celebrações deste dia mostram a contribuição das reservas da biosfera para o desenvolvimento sustentável e serão organizadas todos os anos pela UNESCO em colaboração com todas as regiões da Rede Mundial de Reservas da Biosfera.

A cada ano que passa, fica mais clara a urgência de enfrentar as questões ambientais. As reservas da biosfera mostram que é possível estabelecer uma relação sustentável e harmoniosa com a natureza.
 
O Dia Internacional das Reservas da Biosfera é um convite para nos inspirar nas soluções já implementadas e se construir um desenvolvimento genuinamente sustentável em todos os lugares, com total respeito pela natureza.
 
Atualmente existem 738 reservas da biosfera em 134 países, incluindo 23 locais transfronteiriços.  Ao todo, esses locais protegem cerca de 5% da superfície da Terra.
O que são Reservas da Biosfera?

As Reservas da Biosfera são áreas de ecossistemas terrestres e costeiros que conciliam a conservação da biodiversidade com o seu uso sustentável.

São estabelecidas pelos respetivos Estados e são reconhecidas pela UNESCO Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura através do Programa MaB – “O Homem e a Biosfera”.

As Reservas da Biosfera têm três funções que se consolidam e complementam mutuamente:

  • Contribuir com a conservação de paisagens, ecossistemas, espécies e biodiversidade;
  • Impulsionar o desenvolvimento económico de forma social, cultural e ecologicamente sustentável.
  • Apoiar logisticamente projetos de pesquisa, educação, capacitação, monitorização e intercâmbio de informações relativas à temática de desenvolvimento e de conservação do património natural, seja no âmbito local, nacional e/ou global.

Em Portugal existem 12 áreas classificadas pela UNESCO como Reservas da Biosfera onde a conservação da diversidade biológica e cultural se concilia com o desenvolvimento económico e social, mantendo o equilíbrio entre as pessoas e a natureza.

Fonte: Unesco

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.