fbpx

Monitorização visual da população piscícola e da qualidade da água

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pelo processo de autorização da limpeza do Aproveitamento Hidroelétrico de Pego Negro e implementação das medidas minimizadoras dos impactes do esvaziamento nas populações piscícolas.

Este processo que decorre anualmente,surge no âmbito do pedido de esvaziamento da massa de água junto ao pequeno açude e ao longo do respetivo canal do Aproveitamento Hidroelétrico de Pego Negro, localizado na Ribeira de Santa Natália.

A Ribeira de Santa Natália, é um afluente da margem direita do Rio Tâmega, nasce na Freguesia de Rego, no Concelho de Celorico de Basto, no Distrito de Braga e tem cerca de 840 metros de altitude, desenvolvendo-se numa extensão de cerca de 16 km até à foz, no Rio Tâmega, em Amarante.

Relativamente à mini-hídrica de Pego Negro, esta destina-se à produção de energia elétrica e é constituída por:

  • um Açude e respetiva Tomada de Água;
  • um Circuito Hidráulico;
  • uma Central Hidroelétrica onde estão instalados dois Grupos Turbina – Gerador. 

 

A central de fio-de-água Pego Negro é alimentada pela ribeira de Santa Natália.

O motivo do esvaziamento está relacionado com a acumulação de areias e terra (geralmente causada por enchentes, construções ou outras alterações na bacia hidrográfica), que ao longo do tempo vai ocorrendo à entrada da conduta.

Açude e respetivo canal do Aproveitamento Hidroelétrico de Pego Negro

Aproveitamento Hidroelétrico de Pego Negro

A massa de água da Central Hídrica conta com a presença de várias espécies piscícolas nativas como a truta-de-rio (Salmo trutta), a boga-do-Norte (Pseudochondrostoma duriense), o bordalo (Squalius alburnoides) e a enguia-europeia (Anguilla anguilla), algumas delas com elevado estatuto de conservação.

Tendo em consideração o parecer favorável do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, no âmbito da autorização da limpeza do pequeno açude e respetivo canal do Aproveitamento Hidroelétrico de Pego Negro, foram determinados os seguintes parâmetros:

  • Determinação dos parâmetros físico-químicos: Oxigénio dissolvido (mg O2/L), pH e Temperatura (oC), do efluente da massa de água de esvaziamento e da massa de água recetora a jusante;
  • Avaliação da qualidade da água, baseada na caracterização sumária dos parâmetros físico-químicos e, em função dos valores observados, providenciar o ajustamento do volume a introduzir na massa de água a jusante
  • Avaliação do potencial comportamento anómalo dos peixes ou ocorrência de mortalidade (monitorização visual da população piscícola).

O esvaziamento adequado da massa de água junto ao pequeno açude tem de ser efetuado de forma muito lenta, no sentido de evitar a ocorrência de fenómenos de sedimentação e consequente obstrução dos fendas subterrâneas, evitando a perda de habitat e permitindo os movimentos típicos do home range (área onde as espécies piscícolas vivem) de cada uma das espécies piscícolas.

Nestes processos é necessário garantir o cumprimento de um plano de contingência, para o caso de ficarem peixes retidos em algum local durante a operação de esvaziamento do canal. No enquadramento do Aproveitamento Hidroelétrico de Pego Negro, o plano tinha previsto a possibilidade de captura, através do recurso à pesca-elétrica e posterior translocação dos exemplares localizados no canal, para o curso de água.

Durante a limpeza do canal do Aproveitamento Hidroelétrico de Pego Negro, realizou-se uma observação atenta de potenciais situações de retenção de peixes, através da análise minuciosa de toda a extensão do canal.

Paralelamente foi ainda efetuada uma análise da condição do habitat ribeirinho e aquático no troço situado imediatamente a jusante da barragem do empreendimento. Foram ainda acompanhados os trabalhos de limpeza do canal com a consequente monitorização da qualidade da água durante toda a operação de limpeza do canal.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente também já foi responsável pelo Estudo da recuperação da conectividade fluvial e da qualidade ecológica da bacia hidrográfica principal da ribeira de Santa Natália, no âmbito da fase de exploração do Aproveitamento Hidroeléctrico de Pego Negro.

Fomos ainda responsáveis pelas Medidas de minimização de impactes ambientais no âmbito do esvaziamento e limpeza de sedimentos na albufeira do Aproveitamento hidroelétrico Ucanha-Gouviães.

Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.