fbpx

Monitorizações no Aproveitamento Hidroelétrico do Mel (Fases de pré-construção e construção)

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela coordenação de uma série de monitorizações previstas no âmbito da Decisão de Incidências Ambientais (DIncA) e respetivos Planos de Monitorização, referente às fases de pré-construção (Ano 0), construção do Aproveitamento Hidroelétrico (AH) do Mel, localizado no distrito de Viseu.

O Aproveitamento Hidroelétrico do Mel destina-se à produção de energia elétrica a partir de uma fonte renovável e não poluente – a água, contribuindo dessa forma para a diversificação das fontes energéticas do país e para o cumprimento das obrigações nacionais e internacionais em matéria de política energética.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR- C), entidade competente para análise destes projetos, aprovou o projeto AH do Mel, com uma decisão favorável condicionada.

Para avançar para a fase de construção e exploração, foi necessário dar início a várias medidas de minimização, de forma a assegurar a manutenção e equilíbrio das condições naturais da área de construção, não colocando em causa valores relevantes para a conservação nem afetando, significativamente, o equilíbrio ecológico da área de implantação do projeto.

Monitorizações realizadas:

 

Exploração do A.H. do Mel – Impactes Positivos:

A nível global:

  • Contribuição para o desenvolvimento de fontes de energia promotoras de um desenvolvimento sustentado;
  • Diminuição da pressão imposta sobre a produção de energia a partir de combustíveis fósseis;
  • Diminuição das emissões de poluentes atmosféricos resultantes da queima de combustíveis fósseis, em particular dos gases com efeito de estufa.

 

A nível nacional:

  • Melhoria da gestão da energia no quadro da política energética nacional;
  • Contribuição para o crescimento, de forma sustentada, das capacidades permanentes de produção energética;
  • Diminuição da dependência nacional de combustíveis fósseis e de energia elétrica importada;
  • Valorização e utilização de recursos naturais endógenos e renováveis;
  • Diversificação e melhoria da qualidade do fornecimento de energia elétrica à população.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente coordena várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:

 

Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.