Não desperdice água: Nova plataforma permite calcular a quantidade ideal de água das exploração agrícolas

Uma nova plataforma digital está agora disponível gratuitamente para todos os agricultores portugueses que queiram tornar as suas explorações mais eficientes, tanto em termos de uso da água como de energia.

Através do site rega.ena, já é possível calcular a quantidade ideal de água necessária por semana para rega da sua exploração, evitando assim desperdícios e garantindo um uso mais sustentável dos recursos naturais.

A plataforma é de utilização simples e acessível a qualquer utilizador. Fornece informações precisas com base no tipo de solo, nas condições climatéricas e na fase de desenvolvimento de cada cultura.

Através da análise de dados climáticos e do coeficiente cultural de cada exploração, os agricultores podem obter recomendações específicas e precisas. Esta abordagem permite ajustar a rega às reais necessidades, reduzindo não só o consumo de água, mas também os custos energéticos associados ao bombeamento e distribuição da água.

A plataforma foi criada no âmbito do projeto “Regadio Eficiente”, promovido pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida. Este projeto teve como principal objetivo incentivar o uso sustentável e racional da água e da energia na rega agrícola, através da modernização dos sistemas de bombagem, com recurso a tecnologias avançadas e fontes de energia renovável.

Projeto “Regadio Eficiente”

Com a participação no projeto “Regadio Eficiente”, várias explorações já modernizaram os seus sistemas de rega. A maioria destas explorações dedica-se ao cultivo de vinha e de produtos hortícolas.

Para promover uma agricultura mais sustentável e economicamente viável, o projeto viabilizou a instalação de sistemas solares fotovoltaicos para produção de energia renovável, de variadores de velocidade em bombas hidráulicas e de programadores automáticos de rega, que permitiram gerar mais de 33,7 megawatts de energia por ano, contribuindo para uma significativa redução do consumo energético. A instalação de variadores de velocidade, permitiu poupar cerca de 21% na energia usada para bombear água e os programadores automáticos permitiram uma poupança de cerca de 28% no uso de água.  No total, estas medidas reduziram o consumo energético em 128 MWh por ano.

Se necessita de informações precisas sobre as necessidades hídricas da sua exploração agrícola, registe-se! Esta ferramenta ajudará a melhorar a produtividade da sua exploração e a gerir a água de forma mais eficiente. 

Fonte: rega.ena

Imagem de destaque: Freepik

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.