fbpx

O Sucesso da Conferência Responsabilidade Ambiental

A NOCTULA – Consultores em Ambiente, em parceria com o Departamento de Ambiente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV), promoveu no dia 11 de maio, no auditório da ESTGV, uma Conferência no âmbito da Responsabilidade Ambiental. Esta iniciativa teve como objetivo avaliar o caminho percorrido pelo Regime Jurídico da Responsabilidade Ambiental, partilhar experiências na área e obstáculos que foram encontrados ao longo dos processos.

A aplicação do Regime da Responsabilidade Ambiental, ainda é uma temática que levanta muitas questões e dúvidas e foi com o intuito de esclarecer estes e outras questões, que a NOCTULA, reuniu especialistas dos vários pilares deste regime. O painel de oradores desta conferência, reuniu responsáveis e representantes de entidades como: a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, a Base Sustentável, NOCTULA, a Dr.ª Sofia Sá (autora do livro “Responsabilidade Ambiental – Operadores Públicos e Privados”), a Eco-Partner, a MAPFRE – Seguros e a PRIO Energy.

A conferência teve inicio pelas 9h da manhã e ao longo do dia foram debatidas várias questões sobre a problemática da Responsabilidade Ambiental. A primeira intervenção teve inicio com a Eng.ª Inês Sousa, representante da APA, seguido de uma sessão de discussão bastante dinâmica com os participantes do evento. A importância da avaliação de riscos ambientais moderada pela Eng.ª Paula Mata da Base Sustentável, a importância da situação de referência, com o Eng.º Pedro Silva-Santos da NOCTULA e a ainda a Dr.ª Sofia Sá que nos apresentou a aplicabilidade do diploma de Responsabilidade Ambiental, encerraram a sessão da manhã.

IMG_5283

O painel da tarde iniciou com a Dr.ª Marta Lampreia da Eco-partner, que apresentou o tema da Responsabilidade Ambiental no retalho automóvel, seguindo-se a intervenção do Dr.º Pedro Ribeiro e Silva, da Mapfre, que apresentou a visão das seguradoras, na questão da aplicação de garantias financeiras. As apresentações terminaram com a intervenção da Eng.ª Marisa Ventura, responsável de ambiente da Prio Energy, que mostrou a todos os participantes o caso prático da implementação do Diploma da Responsabilidade Ambiental na sua empresa.

A conferência terminou pelas 18h após um debate final, moderado pela Professora Elisabete, do departamento de ambiente da ESTGV. Este debate permitiu que vários participantes pudessem colocar todas as questões e dúvidas sobre os temas apresentados.

A equipa da NOCTULA agradece a todos os participantes, o interesse e a disponibilidade que tiveram em participar nesta iniciativa. Agradecemos aos técnicos e responsáveis de ambiente, representantes e diretores das entidades participantes. Agradecemos igualmente a todos os consultores independentes que compareceram e ainda a todos os estudantes de ambiente e direito das várias escolas participantes.

Esta Conferência não teria sido um êxito sem a comparência do excelente painel de oradores, nesse sentido, a NOCTULA agradece uma vez mais à Eng.ª Inês Sousa da APA, à Eng.ª Paula Mata da Base Sustentável, ao Eng.º Pedro Silva-Santos da NOCTULA, à Dr.ª Sofia Sá, ao Dr.º Pedro Ribeiro e Silva da Mapfre, à Dr.ª Marta Lampreia da Eco-Partner e ainda à Eng.ª Marisa Ventura da Prio Energy, por toda a atenção, interesse e disponibilidade que tiveram em aceitar o nosso convite e ainda por todos os ensinamentos, conselhos e partilha de experiências.

Uma palavra de agradecimento também a todos os intervenientes da organização deste evento, que colaboraram com a NOCTULA para que esta Conferência pudesse ser um sucesso. Agradecemos à direção da ESTGV, Presidente Eng.º Paulo Mendes e Professor João Vinhas pela disponibilização de todos os espaços necessários. Ao Dr.º Luís Simões e à professora Elisabete do departamento de ambiente da ESTGV, pela colaboração e intervenção neste debate e ainda ao núcleo de estudantes do curso de ambiente que colaboraram e ajudaram durante todo o evento nas várias tarefas necessárias.

Agradecer por fim a todos os Media-Partner pela colaboração na divulgação deste evento e ainda todas a entidades patrocinadoras desta iniciativa, que contribuíram com a oferta de vários produtos.

Um obrigado a todos pelo contributo que deram para que esta Conferência pudesse ser um sucesso! 

Veja aqui mais fotos do dia desta Conferência:

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.