Que plantas invasoras observa da sua janela?

Ambiente, Biodiversidade, Blog, Ecossistemas, Espécies Exóticas Invasoras, FloraComentários fechados em Que plantas invasoras observa da sua janela?951

As plantas invasoras são atualmente uma ameaça à biodiversidade e promovem muitos impactes negativos na economia e no ambiente.

O que são plantas invasoras?

São plantas introduzidas pelo Homem em novos territórios, que se reproduzem em grande número e mantêm populações sem ajuda do Homem ao longo do tempo, afastando-se das áreas onde foram introduzidas.

Que plantas invasoras observa da sua janela?

Muitas das plantas invasoras foram introduzidas como ornamentais em espaços urbanos e rurais, pelo que ocorrem em parques e jardins, em espaços baldios, abandonados, etc, muitas vezes visíveis a partir das nossas janelas…

Por vezes estas espécies podem ser encontradas nos nossos jardins, quintais, ou mesmo na varanda ou floreira. Assim, nesta altura em que nos pedem para permanecer em casa, devido à situação de pandemia por COVID-19, vá à sua janela, quintal ou varanda e se vir uma planta invasora reporte esta situação a partir da aplicação móvel (app) Epicollect5 disponível para Android e iOS.

O projeto “Invasoras A Janela”, incentiva os cidadãos a mapear as plantas invasoras que conseguem observar da sua janela.

Seja um cidadão-cientista e a partir de sua casa e ajude os investigadores a perceber melhor onde estas espécies aparecem e como se distribuem nas nossas aldeias, vilas e cidades.

Se não estiver familiarizado com as plantas invasoras, pode obter mais informação através do site Invasoras.pt e aprender a reconhecer algumas das espécies a partir das fotografias e informação disponível nas fichas de espécie.

Com esta informação será possível criar um mapa das plantas invasoras em zonas urbanas e rurais, que será posteriormente disponibilizado em Invasoras.pt. Para já pode ir acompanhando as respostas e visualizar o mapa atualizado.

Este projeto de Ciência Cidadã é uma iniciativa da equipa da plataforma Invasoras.pt que inclui investigadores do Centre for Functional Ecology, do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra e da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra.

Faça a sua contribuição, de forma rápida e sem precisar sair de casa! 🙂


NOCTULA – Consultores em Ambiente elabora e implementa planos de gestão para espécies específicas de fauna e flora e medidas de minimização e compensatórias de impactes sobre as mesmas.

Fomos responsáveis pela Inventariação e Cartografia de Manchas de Espécies Exóticas Invasoras, na área do Aproveitamento Hidroelétrico do Mel.

Plano de Monitorização dirigido à espécie Murbeckiella sousae na área dos parques eólicos de Seixinhos e Penedo Ruivo (Serra do Marão) foi um dos muitos trabalhos realizados pela NOCTULA – Consultores em Ambiente no âmbito da Monitorização de Sistemas Ecológicos.

Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.


Fonte: Invasoras.pt

Related Posts