A raposa-vermelha (Vulpes vulpes) pode ser encontrada por todo país, sendo provavelmente o carnívoro mais comum de Portugal. É conhecida por ser astuta e matreira, o que reflete o seu carácter oportunista e a sua grande capacidade de adaptação.
A raposa é uma espécie muito comum em Portugal e está, por isso, classificada com o estatuto “Pouco Preocupante” pela União Internacional para Conservação da Natureza – IUCN. A nível mundial está classificada com o mesmo estatuto devido à sua distribuição alargada. Ocorre por toda a Europa, exceto na Islândia, e está ainda presente na Ásia, Norte de África e América do Norte. Em Portugal distribui-se de forma generalizada e uniforme por todo o território, estando ausente apenas na Madeira e nos Açores.
A raposa-vermelha ocorre em quase todos os tipos de habitats, mas de um modo geral, prefere zonas de habitats mistos, ocupando especialmente matagais, lameiros, florestas e campos agrícolas.
Esta espécie é um mamífero onívoro de médio porte, com os pelos geralmente castanho-avermelhado. Tem, em geral, hábitos noturnos e caça geralmente animais pequenos como coelhos e lebres, podendo incluir roedores, aves e insetos. Possui cerca de 20 esconderijos para comida e é capaz de se lembrar de todos eles.
Sabia que: A raposa tem um papel extremamente importante para a conservação das suas presas?
Neste momento deve estar a questionar-se como isso é possível.
A verdade é que a raposa tem uma tendência para caçar os animais mais doentes, velhos e fracos, prevenindo a expansão de doenças perigosas para estas espécies como é o caso da Mixomatose e da Doença Hemorrágica Viral que tem dizimado as populações portuguesas de coelho-bravo.
Predadores: Ocasionalmente, grandes predadores como o lobo (Canis lupus signatus), a águia-real (Aquila chrysaetos) e o lince-ibérico (Lynx pardinus) podem matar e alimentarem-se de raposas.
A longevidade potencial de uma raposa na natureza varia entre os 9 e os 13 anos.
Para ver mais vídeos registados pela equipa da NOCTULA durante as várias campanhas de monitorização de sistemas ecológicos, visite o nosso canal no YouTube.
Fonte: Portugal Selvagem
Imagem de destaque: Retirada da plataforma freepik – photo created by wirestock – www.freepik.com.
A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:
- Fito e Zooplâncton
- Flora, Vegetação e Habitats
- Invertebrados
- Herpetofauna (anfíbios e répteis)
- Aves
- Mamíferos voadores – quirópteros (morcegos)
- Mamíferos terrestres
- Mamíferos marinhos
Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos.