As designações das embalagens e as regras para a separação dos diversos resíduos de embalagem vão passar a ser iguais em todo o País. A harmonização da sinalética dos ecopontos para os 308 municípios portugueses é uma iniciativa única que tem como objetivo a melhoria e o aumento dos valores dos materiais recicláveis.
Com os objetivos de reciclagem mais exigentes para 2025, é fundamental melhorar estratégias e sensibilizar a população para para a separação dos resíduos.
A harmonização da sinalética para os 308 municípios portugueses resultou de um trabalho conjunto desenvolvido por uma equipa formada pela Empresa Geral do Fomento, S.A., Associação de Empresas Gestoras de Sistemas de Resíduos e Sociedade Ponto Verde. Este projeto, agora concluído, é único a nível europeu e um passo essencial para o esclarecimento do consumidor, tornando o ato de separação mais simples e a informação mais clara.
Na sinalética atual ainda se identificam por vezes regras contraditórias e terminologias diferentes. Conscientes desta questão, as três entidades gestoras de resíduos envolvidas, com o apoio dos sistemas de gestão de resíduos e das autarquias, desenvolveram uma nova sinalética com o objetivo de mitigar as possíveis situações geradoras de dúvidas e erros na separação dos resíduos e sua deposição nos ecopontos quando nos referimos a diferentes sistemas municipais.
Outra novidade na sinalética é a incorporação do código de cores universal para daltónicos – ColorADD, que recorre a símbolos para ajudar a distinguir as cores respetivas dos ecopontos.
Com esta iniciativa, Portugal afirma-se como um exemplo na implementação de uma sinalética universal nos ecopontos, independentemente do município em que residem ou da fonte de informação consultada.
Ao longo dos próximos anos, a nova sinalética será progressivamente implementada nos mais de 43 000 ecopontos espalhados pelo território nacional e nos diversos suportes de comunicação, através dos sistemas de gestão de resíduos.
Atualização
Cerca de 65% do território nacional já dispõe de sinalética nos ecopontos. Este projeto veio eliminar as diferenças de terminologias, regras ou imagens que existiam consoante a região.
Até ao momento o projeto já envolveu 15 SGRU – sistemas de gestão de resíduos urbanos , de Norte a Sul do País, abrangendo mais de 6,8 milhões de habitantes.
A nova sinalética pretende mitigar as possíveis situações que ainda levantam dúvidas e erros na separação dos resíduos e na sua deposição nos ecopontos. Com esta iniciativa, Portugal afirma-se como um exemplo na implementação de uma sinalética universal nos ecopontos.
Imagem em destaque: Sociedade Ponto Verde