fbpx

Normas internacionais para recuperação de minas

A Organização Internacional de Normalização criou um grupo de trabalho com o objetivo de desenvolver normas internacionais para a recuperação de minas.

A atividade mineira é temporária, as minas podem operar apenas alguns anos ou várias décadas. O que acontece depois da mina fechar, e o impacte que isto tem na comunidade local e no ambiente, influencia grandemente a sua competitividade.

A Organização Internacional de Normalização (ISO, sigla inglesa), dentro do Comité Técnico 82 – Exploração Mineira, criou uma subcomissão para discutir sobre a “gestão de recuperação de minas” (ISO / TC 82 / SC 7), com o intuito de desenvolver normas internacionais para ajudar a minimizar os potenciais danos das atividades mineiras, aumentando a qualidade de vida das pessoas que residem perto da área explorada e ajudando a melhorar a relação entre a indústria mineira e as partes interessadas.

A subcomissão ISO/TC 82/SC 7 será coordenada pelo professor Sun Joon Kim que afirma: “O antagonismo entre os empresários, que colocam a prioridade no lucro, e os residentes preocupados com a destruição ambiental e o dano às comunidades locais, pode agravar-se num conflito que fica além de uma mediação razoável. Padrões Internacionais para a gestão da recuperação de minas podem ser benéficos na medida em que estas diretrizes internacionais podem ajudar a evitar reclamações ou lucros excessivos de um lado e de outro, levando a uma situação em que todos ganham.

Melhores práticas a adotar quando uma mina é encerrada:

Mesmo quando é feita uma gestão de recuperação durante a exploração da mina, é comum observar danos durante um longo período após o seu encerramento. E é normal que a economia regional, impulsionada pela indústria mineira, diminua muito rapidamente após o seu encerramento.

– A gestão de recuperação de minas deve ser apoiada pelo Governo e investidores, e as opiniões dos moradores locais devem ser tidas em conta.


– Governo e operadores de minas devem preparar medidas para o controlo e monitorização do ambiente, da utilização de minas encerradas, da ativação da economia regional, bem como o orçamento para o processo de encerramento do empreendimento.

– Governo e operadores de minas devem preparar-se para a relação com os moradores locais, que podem ser afetados pelo encerramento de minas. Audiências públicas são uma ferramenta comprovada para garantir uma comunicação aberta entre as várias partes interessadas.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.