[parceria]
Portugal é um país muito rico, não só em termos culturais mas também naturais. Neste artigo mostramos-lhe as 12 Reservas da Biosfera que pode encontrar no nosso país e que o vão fazer pensar que está no paraíso.
O que é uma Reserva da Biosfera?
É uma área cujo objetivo consiste na valorização, proteção e dinamização do Património Natural promovendo o desenvolvimento sustentável e o turismo.
Atulmente existem 714 Reservas da Biosfera distribuídas por 129 países (*atualização até à data de 03-12-2020).
Conheça a lista completa e atualizada AQUI.
Em Portugal existem 12 áreas que pertencem à Rede Mundial de Reservas de Biosfera da UNESCO.
Reserva da Biosfera de Santana
A Reserva da Biosfera de Santana situa-se na Ilha da Madeira e é desde 2011 Reserva da Biosfera. Aqui podes visitar a Reserva Natural da Rocha do Navio, Floresta Laurissilva, Maciço Montanhoso Central e claro, as casas típicas de Santana.
Famosa pelo seu excelente clima durante todo o ano onde parece ser sempre primavera, a Madeira é até apelidada de “pérola do Atlântico” ou “jardim do Atlântico”. No entanto, a ilha não é apenas conhecida pelas suas deslumbrantes paisagens. Durante as celebrações de Reveillon, a Madeira é mundialmente conhecida pelo espetáculo de fogo de artifício. Nesta altura do ano muitos turistas decidem passar esta época festiva na ilha, aproveitando não só a sua beleza natural, mas também a vida noturna da cidade do Funchal. Entre diversos espaços à beira mar destacam-se o Copacabana Garden Lounge Bar localizado no Casino da Madeira (onde pode encontrar vários tipos de jogos como por exemplo: a Roleta) e o Pestana CR7 Rooftop.
Reserva da Biosfera do Corvo
A ilha do Corvo é desde 2007 Reserva da Biosfera, o que significa que é considerada pela UNESCO uma referência mundial para a conservação e para o desenvolvimento sustentável. A Reserva da Biosfera do Corvo é uma das 4 Reservas da Biosfera situada no Arquipélago dos Açores. Entre as fantásticas paisagens, pode encontrar aves vindas da América do Norte e do Ártico.
Fonte: Flickr | Corvo – Açores
Reserva da Biosfera da Graciosa
A Reserva da Biosfera da Graciosa é a segunda ilha dos Açores que pertence à Rede Mundial de Reservas de Biosfera da UNESCO desde 2007. Aqui pode encontrar a Furna de Enxofre e observar várias aves marinhas.
Furna do enxofre – Ilha da Graciosa
Reserva da Biosfera das Flores
A Reserva da Biosfera das Flores foi integrada na lista da UNESCO em 2009 e é uma zona bastante rica em biodiversidade. Aqui pode descobrir cascatas, ribeiros e a maior Turfeira da região.
Fajãzinha, Miradouro do Portal – Ilha das Flores
Reserva da Biosfera das Fajãs de São Jorge
Esta é a última das 4 Reservas da Biosfera encontrada no Arquipélago dos Açores. A Reserva da Biosfera das Fajãs de São Jorge abrange toda a ilha de São Jorge. Pertence à rede de Biosferas da UNESCO desde 2016 e é o lar de diversos invertebrados, artrópodes terrestres, moluscos e espécies de aves.
A posição da ilha no meio do oceano e as caraterísticas das suas zonas costeiras conferem-lhe um papel importante como ponto de repouso e alimentação de várias espécies de aves migradoras aquáticas e marinhas.
São Jorge – Açores
Reserva da Biosfera Transfronteiriça do Gerês/Xurês
Classificada Reserva da Biosfera em 2009, localiza-se entre região norte de Portugal e a Comunidade Autónoma da Galiza, juntando assim o Parque Nacional da Peneda-Gerês e o Parque Baixa Límia – Serra do Xurês. Para além das suas paisagens incríveis, pode observar várias aves protegidas e espécies como veados.
Reserva da Biosfera das Berlengas
As Berlengas são desde 2011 consideradas Reserva da Biosfera. Têm um vasto património natural, geológico e arqueológico (subaquático). É o local ideal para acampar e fazer mergulho.
Fonte: Flickr | Berlengas
Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo
Esta área é considerada Reserva da Biosfera desde 1981. Também considerada uma Zona Húmida, a Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo situa-se entre Torres Novas e a Golegã. Aqui pode aproveitar para fazer vários trilhos, geocaching e observar aves.
Fonte: ICNF | Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo
Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica
A Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica integra a rede de Reservas da Biosfera da UNESCO desde 2015. Está localizada ao longo da fronteira norte da Espanha e Portugal. A área contém muitas espécies emblemáticas, algumas das quais integram projetos de conservação, como a cegonha-preta (Ciconia nigra), o abutre-do-Egito (Neophron pernocpterus), a águia de Bonelli (Aquila fasciata) e a águia-rinoceronte (Bubo bubo), Lontra europeia (Lutra lutra) e lobo ibérico (Canis lupus signatus).
Esta reserva engloba 4 Parques Naturais (Lago de Sanabria e arredores, Montesinho, Douro Internacional e Arribes del Duero), o Parque Natural Regional do Vale do Tua e diversos espaços Rede Natura 2000.
Fonte: Biosfera Meseta Ibérica
Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo/Tajo Internacional
A Reserva da Biosfera Transfronteiriça Internacional do Tejo/Tejo situa-se na parte ocidental da Península Ibérica partilhada entre Espanha e Portugal, tendo o rio Tejo como eixo principal. Faz parte da rede de Biosferas da UNESCO desde 2016.
A fauna é tipicamente mediterrânica e inclui muitas espécies raras. Entre as mais importantes estão a: águia imperial ibérica (Aquila adalberti), a águia de Bonelli (Aquila fasciata), a cegonha-preta (Ciconia nigra), o abutre-preto (Aegypius monachus) e a Lontra europeia (Lutra lutra).
Reserva da Biosfera de Castro Verde
A Reserva da Biosfera de Castro Verde é a 11.ª Reserva da Biosfera em Portugal reconhecida pela UNESCO desde 2017 e a primeira a sul do Tejo. No que à fauna diz respeito, nesta região destaca-se uma comunidade de aves estruturada e diversificada com cerca de duzentas espécies.
Fonte: LPN (Foto – Rui Cunha)
Reserva da Biosfera de Porto Santo
A Reserva da Biosfera de Porto Santo, localizada no arquipélago da Madeira, combina áreas terrestres e marinhas. As áreas terrestres acolhem cerca de 15 tipos de flora exclusivos da ilha Porto Santo.
Com um total de 27 mil 310 hectares de áreas protegidas e áreas da Rede Natura 2000, Porto Santo, acolhe mais de 2110 espécies.
Porto Santo é o lar de várias espécies de répteis e mamíferos marinhos, nomeadamente a foca mais rara do mundo, a foca-monge do Mediterrâneo (Monachus monachus) e a tartaruga marinha cabeçuda (Caretta caretta).
Fonte: flickr
Fontes: UNESCO, UNESCO Portugal
O Plano de Ação de Portugal para a Rede Portuguesa das Reservas da Biosfera já está em vigor.
Saiba mais AQUI.