SPRING é um projeto piloto de monitorização de polinizadores, liderado pelo centro alemão Helmholtz Centre for Environmental Research e coordenado, a nível nacional, pelo Centre for Functional Ecology da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
Este projeto foi desenvolvido para testar metodologias de amostragem universal e avaliação da distribuição e tendências de polinizadores. O objetivo final consiste em definir uma metodologia a ser aplicada por todos os Estados-membros da UE a partir de 2024.
A implementação de uma metodologia de amostragem universal para monitorizar estes insetos é essencial por exemplo, para a produção de alimentos.
Atualmente decorre em todo o território continental e no Arquipélago dos Açores, a testagem de metodologias básicas de monitorização de abelhas selvagens, borboletas e moscas-das-flores (ou sirfídeos), usando transectos padronizados, percorridos por especialistas e voluntários, e armadilhas coloridas (também designadas de “pan-traps”).
Estima-se que existam mais de 200 mil espécies de animais diferentes que ajudam as flores com a polinização. Entre os principais agentes polinizadores, estão abelhas, beija-flores, borboletas, vespas e formigas. Caracóis e lesmas também podem espalhar o pólen, bem como mosquitos e morcegos.
Em Portugal existem mais de 1000 espécies de insetos polinizadores. Mas estes pequenos animais estão a sofrer fortes ameaças com a urbanização e a fragmentação dos habitats, que reduzem a sua distribuição geográfica.
A polinização é fundamental para que as flores continuem a produzir sementes e frutos, que servem de alimento, bebida e medicamentos. Cerca de 75% da alimentação humana depende direta ou indiretamente da ação de animais polinizadores. Os agentes polinizadores colaboram ainda com ecossistemas saudáveis que limpam o ar, estabilizam os solos, protegem contra o clima severo e sustentam outros animais selvagens.
A NOCTULA – Consultores em Ambiente apoia na elaboração e implementação de Planos de Gestão e Monitorização de Sistemas Ecológicos, nomeadamente:
- Fito e Zooplâncton
- Flora, Vegetação e Habitats
- Entomofauna (Invertebrados)
- Herpetofauna (anfíbios e répteis)
- Macroinvertebrados
- Ictiofauna
- Aves
- Mamíferos voadores – quirópteros (morcegos)
- Mamíferos terrestres
- Mamíferos marinhos
Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos.