fbpx

Vtree Solar: A Árvore Tecnológica Solar que fornece eletricidade verde

Chegou à capital portuguesa a primeira árvore tecnológica solar aplicada a nível nacional. A Vtree Solar é uma árvore especial, que junta energia solar fotovoltaica e o acesso à Internet.

Esta peça de mobiliário urbano, em forma de árvore, contém painéis fotovoltaicos a servir de folhagem e é resultado do empreendedorismo de uma start-up sediada em Portugal.

O equipamento revestido a aço pintado de branco, é composto por ramificações, tronco e raízes, sendo que são estas últimas a garantir a estabilidade da infra-estrutura e sobre as quais estão colocadas as baterias e as entradas USB à prova de água. Por outro lado, o tronco permite a passagem dos fios até às ramificações, onde estão os painéis fotovoltaicos e a lâmpadas LED.

Vtree na Praça do Município em Lisboa

O grande objetivo desta criativa inovação tecnológica é democratizar o acesso à energia renovável e à Internet, ao mesmo tempo que ajuda a dinamizar o espaço público. Neste contexto, a solução pretende ajudar a capital portuguesa, a concretizar os seus objetivos, enquanto cidade farol da iniciativa europeia.

A Vtree Solar foi desenvolvida ao abrigo do programa europeu Sharing Citie e foi apresentada durante a 2ªedição do Smart Open Lisboa, uma iniciativa que tem como principal objetivo abrir os dados da cidade e colocá-los ao dispor de várias startups, para que possam contribuir para uma cidade melhor, mais inteligente e mais eficiente.

Com cinco metros quadrados de painéis fotovoltaicos que decoram as extremidades das ramificações desta árvore, a VTREE capta a energia solar e fornece electricidade verde a quem está ao seu redor para o carregamento de gadgets ou mesmo veículos eléctricos. A árvore também disponibiliza Wi-Fi até 30 Mb/s, iluminação (à noite) e informações úteis. À semelhança das árvores naturais, proporciona sombra e oferece um assento para descansar.

A Vtree não fornece apenas ao cidadão um novo local para conviver, mas garante simultaneamente o acesso a energia limpa e à Internet. “Sentimos que a energia solar está a revolucionar o mercado da energia, com custos de produção cada vez menores, energia limpa acessível a todos. Esta energia possibilita que áreas sem infraestrutura tenham acesso a uma fonte de energia inesgotável”, afirma Francisco Santos um dos co-fundadores da start-up.

Numa altura em que a utilização das várias energias renováveis está em alta, sendo atualmente uma das soluções mais apontadas para a resolução do eterno problema das alterações climáticas, esta iniciativa tecnológica surge também como um bom exemplo de implementação de boas práticas ambientais.

Sendo as entidades mundiais para o ambiente, cada vez mais exigentes, no que respeita às politicas climáticas nacionais implementadas em cada país, esta é mais uma excelente iniciativa do município lisboeta e de Portugal, tendo em conta os objetivos na área do ambiente que tem para atingir.

O conceito tem também dado nas vistas, noutros países do mundo onde já foi instalado. Países como a Roménia (Europa) e Brasil e Chile (América Latina) também já proporcionaram aos seus cidadãos esta nova tecnologia solar.

Na Roménia a Vtree tem sido bastante reconhecida, existindo já um protótipo operacional, com o prémio Smart City Industry Awards 2016, na categoria “Data & Technology”.

Fontes: SmartCities, CM Lisboa, Público

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.