fbpx

Vtree Solar: A Árvore Tecnológica Solar que fornece eletricidade verde

Chegou à capital portuguesa a primeira árvore tecnológica solar aplicada a nível nacional. A Vtree Solar é uma árvore especial, que junta energia solar fotovoltaica e o acesso à Internet.

Esta peça de mobiliário urbano, em forma de árvore, contém painéis fotovoltaicos a servir de folhagem e é resultado do empreendedorismo de uma start-up sediada em Portugal.

O equipamento revestido a aço pintado de branco, é composto por ramificações, tronco e raízes, sendo que são estas últimas a garantir a estabilidade da infra-estrutura e sobre as quais estão colocadas as baterias e as entradas USB à prova de água. Por outro lado, o tronco permite a passagem dos fios até às ramificações, onde estão os painéis fotovoltaicos e a lâmpadas LED.

Vtree na Praça do Município em Lisboa

O grande objetivo desta criativa inovação tecnológica é democratizar o acesso à energia renovável e à Internet, ao mesmo tempo que ajuda a dinamizar o espaço público. Neste contexto, a solução pretende ajudar a capital portuguesa, a concretizar os seus objetivos, enquanto cidade farol da iniciativa europeia.

A Vtree Solar foi desenvolvida ao abrigo do programa europeu Sharing Citie e foi apresentada durante a 2ªedição do Smart Open Lisboa, uma iniciativa que tem como principal objetivo abrir os dados da cidade e colocá-los ao dispor de várias startups, para que possam contribuir para uma cidade melhor, mais inteligente e mais eficiente.

Com cinco metros quadrados de painéis fotovoltaicos que decoram as extremidades das ramificações desta árvore, a VTREE capta a energia solar e fornece electricidade verde a quem está ao seu redor para o carregamento de gadgets ou mesmo veículos eléctricos. A árvore também disponibiliza Wi-Fi até 30 Mb/s, iluminação (à noite) e informações úteis. À semelhança das árvores naturais, proporciona sombra e oferece um assento para descansar.

A Vtree não fornece apenas ao cidadão um novo local para conviver, mas garante simultaneamente o acesso a energia limpa e à Internet. “Sentimos que a energia solar está a revolucionar o mercado da energia, com custos de produção cada vez menores, energia limpa acessível a todos. Esta energia possibilita que áreas sem infraestrutura tenham acesso a uma fonte de energia inesgotável”, afirma Francisco Santos um dos co-fundadores da start-up.

Numa altura em que a utilização das várias energias renováveis está em alta, sendo atualmente uma das soluções mais apontadas para a resolução do eterno problema das alterações climáticas, esta iniciativa tecnológica surge também como um bom exemplo de implementação de boas práticas ambientais.

Sendo as entidades mundiais para o ambiente, cada vez mais exigentes, no que respeita às politicas climáticas nacionais implementadas em cada país, esta é mais uma excelente iniciativa do município lisboeta e de Portugal, tendo em conta os objetivos na área do ambiente que tem para atingir.

O conceito tem também dado nas vistas, noutros países do mundo onde já foi instalado. Países como a Roménia (Europa) e Brasil e Chile (América Latina) também já proporcionaram aos seus cidadãos esta nova tecnologia solar.

Na Roménia a Vtree tem sido bastante reconhecida, existindo já um protótipo operacional, com o prémio Smart City Industry Awards 2016, na categoria “Data & Technology”.

Fontes: SmartCities, CM Lisboa, Público

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.