Sistemas ecológicos, monitorização.

Extensão das pás de 26 aerogeradores – Nota Técnica Ambiental

Blog, Energia Eólica, Energias Renováveis, ProjetosComentários fechados em Extensão das pás de 26 aerogeradores – Nota Técnica Ambiental2123

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela elaboração da Nota Técnica Ambiental (NTA) no âmbito da alteração das pás de 26 aerogeradores instalados no Norte de Portugal.

Os investimentos em energias renováveis nos últimos anos fizeram de Portugal uma referência mundial nesse domínio, nomeadamente no que diz respeito à energia eólica. Portugal assumiu para 2020, no quadro dos seus compromissos europeus, uma meta de consumo de energia final de 31% a partir de fontes renováveis e uma meta de 60% da produção de eletricidade também a partir de fontes de energia renovável (BES, 2009).

aerogerador

No passado, alguns parques eólicos foram instalados em locais que não se enquadram em classes de vento apropriadas, possivelmente devido à insuficiência de ferramentas de planeamento ou à falta de experiência de alguns promotores deste tipo de projectos. Em consequência, ocorreram perdas anuais de produção de energia e o próprio plano de negócios dos parques eólicos ficou aquém de ser cumprido. De forma a aumentar a produção anual de energia de um parque eólico ou de um único aerogerador, têm sido investigadas e testadas várias alternativas.

Através da extensão das pás de cada aerogerador, é possível incrementar a respetiva produtividade sem necessidade de substituição de toda a estrutura, com menores impactes sobre o ambiente e o território do que a instalação de novos aerogeradores, ao mesmo tempo que se racionaliza a utilização das infra-estruturas já existentes.

O projeto de colocação de extensões nas pás dos aerogeradores dos parques eólicos de Penedo Ruivo, Seixinhos e Lameira foi desenvolvido com a intenção de aumentar o rendimento dos aerogeradores instalados em locais sub-óptimos em termos de produção. A extensão inicia-se na ponta da pá e consiste num segmento adicional, estratificado sobre a ponta da pá que se encontra fixa ao rotor.

Os efeitos ambientais destas alterações, realizadas com o intuito de aumentar a capacidade produtiva de cada aerogerador, foram avaliados para as diferentes fases do projeto:

– Fase de construção;

– Fase de exploração;

– Fase de desactivação.

Parque_eolico_monitorizacao_aves_NOCTULA

Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

Related Posts