fbpx

Regime jurídico de avaliação de impacte ambiental e Modelo DIA

A Portaria n.º 395/2015, de 4 de novembro revoga a Portaria n.º 330/2001, de 2 de abril e estabelece os requisitos técnicos formais a que devem obedecer os procedimentos previstos no regime jurídico de avaliação de impacte ambiental (AIA) e ainda aprova o modelo de declaração de impacte ambiental (DIA).

modelo dia - Avaliação de impacte ambiental

O Decreto-Lei n.º 179/2015 de 27 de agosto, do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, procedeu à segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 151-B/2013, de 31 de outubro (alterado pelo Decreto-Lei n.º 47/2014, de 24 de março), que estabelece o Regime Jurídico da Avaliação de Impacte Ambiental dos projetos públicos e privados suscetíveis de produzirem efeitos significativos no ambiente, transpondo para a ordem jurídica interna a Diretiva n.º 2011/92/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 13 de dezembro de 2011, relativa à avaliação dos efeitos de determinados projetos públicos e privados no ambiente.

Com o objetivo de estimular a qualidade e a eficácia do procedimento de AIA, e promover uma maior transparência na relação entre a Administração e os particulares foi aprovado um conjunto de requisitos e normas técnicas aplicáveis à documentação a apresentar pelo proponente nas diferentes fases da avaliação de impacte ambiental:

  • Apreciação prévia e decisão de sujeição a AIA;
  • Dispensa do procedimento de AIA;
  • Proposta de definição de âmbito;
  • Modelo de declaração de impacte ambiental;
  • Pós -avaliação.

 

A portaria aprovou ainda o modelo de declaração de impacte ambiental (DIA), presente no ANEXO IV da Portaria n.º 395/2015, de 4 de novembro.

Conheça as principais alterações efetuadas ao Regime de Avaliação de Impacte Ambiente efetuadas pelo Decreto-Lei n.º 179/2015 de 27 de agosto.

NOCTULA – Consultores em Ambiente presta todos os serviços relacionados com Avaliação de Impacte Ambiental, em todas as áreas de intervenção:

— Estudos relacionados com os procedimentos de Avaliação de Impactes e Incidências Ambientais;
— Relatórios de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE);
— Elaboração e Implementação de Medidas Minimizadoras e Compensatórias.

Estudo de Incidências Ambientais da Central Fotovoltaica de Ovar e o RECAPE do Parque Eólico do Guardão são dois exemplos dos projetos nos quais a NOCTULA – Consultores em Ambiente esteve envolvida.

Se precisar de algum serviço na área da Avaliação de Impacte Ambiental não hesite em contactar-nos por telefone (232 436 000) ou através do email info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.