fbpx

Dia Europeu da Rede Natura 2000 | 21 de Maio

No dia 21 de maio celebra-se o Dia Europeu da Rede Natura 2000, uma rede de sítios ecologicamente importantes na União Europeia que tem como finalidade assegurar a conservação a longo prazo das espécies e dos habitats mais ameaçados.

O Dia Europeu da Rede Natura 2000 foi comemorado pela primeira vez em 1992, no dia em que foi aprovada a Diretiva Habitats e o programa LIFE na União Europeia. Esta legislação pioneira deu origem à Rede Natura 2000 a nível da UE, considerada a maior rede coordenada de áreas protegidas do mundo.

Atualmente a Rede abrange mais de 18% da superfície terrestre da UE e mais de 9% do seu território marinho, protegendo o nosso património natural único.

Graças à rede Natura 2000, a UE protege cerca de 1400 espécies de animais e plantas selvagens e 460 espécies de aves.

Por toda a Europa são são promovidas diversas iniciativas no âmbito das comemorações do Dia Europeu da Rede Natura 2000.

Em 2022 comemoram-se 30 anos de Rede Natura 2000 e por isso todos os Estados-Membros da UE, partes interessadas da rede Natura 2000 e atores da conservação, são convidados a organizar eventos e atividades a nível nacional para assinalar os 30 anos de Rede Natura 2000.

Em fevereiro deste ano, a Presidência francesa da UE e a Comissão Europeia organizaram uma Conferência Ministerial para marcar o 30º aniversário da Red Natura 2000. Este evento fez um balanço de todas as ações já desenvolvidas e procurou estabelecer novas formas de fortalecer a Rede, em particular à luz das metas da nova Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030 e da iniciativa da Década para a Restauração dos Ecossistemas

O que são sítios da rede Natura 2000?

Os sítios da rede Natura 2000 foram designados especificamente para a proteção de áreas fundamentais para um subconjunto de espécies ou de tipos de habitats enumerados na Diretiva habitats e na Diretiva Aves. Estes locais foram considerados de importância europeia por constituírem exemplos significativos, atuais, endémicos, raros, vulneráveis ou ameaçados de características típicas de uma ou mais das 9 regiões biogeográficas da Europa.  No total, existem cerca de 2 000 espécies e 230 tipos de habitats para os quais é necessário designar sítios principais como parte da rede Natura 2000.

Rede Natura 2000 em Portugal

A Rede Natura 2000 está presente no território continental português em 42 Zonas de Proteção Especial e 62 Sítios de Interesse Comunitário. Na Região Autónoma dos Açores existem 3 Sítios de Importância Comunitária, 23 ZEC e 15 ZPE. Na Região Autónoma da Madeira encontram-se classificados 18 Sítios de Interesse Comunitário, 11 dos quais já classificados como ZEC e 15 ZPE.

Fonte: ec.europa

Imagem de destaque: Freepik 

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.