O Dia Mundial das Aves Migratórias comemora-se anualmente nos segundos sábados de maio e de outubro. Em 2023 corresponde ao dia 13 de maio e 14 de outubro, refletindo a natureza cíclica da migração das aves e os diferentes períodos de migração nos hemisférios norte e sul.
A comemoração deste dia pretende sensibilizar e informar sobre a necessidade de proteger as aves migratórias e os seus habitats. Globalmente, é uma ferramenta eficaz para ajudar a aumentar a consciencialização acerca das ameaças enfrentadas pelas aves migradoras, a sua importância ecológica e a necessidade de cooperação internacional para as proteger.
O tema da campanha do Dia Mundial das Aves Migratórias para 2023 é a água e a sua importância para as aves migratórias, tendo como mote: Água: vital para as aves.
A campanha de 2023 destaca a importância da água para as aves migratórias e identifica as principais ações para proteger os recursos hídricos e os ecossistemas aquáticos.
A grande maioria das aves migratórias depende de ecossistemas aquáticos durante o seu ciclo de vida. As zonas húmidas interiores e costeiras (ex. rios, lagos, riachos, pauis, lagoas, estuários, salinas) são vitais, quer para a alimentação e nidificação das aves quer para descansarem e se reabastecerem durante as suas longas jornadas.
Infelizmente, os ecossistemas aquáticos estão cada vez mais ameaçados em todo o mundo, isso consequentemente reflete-se nas aves migratórias A crescente procura humana por água, assim como a poluição e as alterações climáticas estão a ter um impacto direto na disponibilidade e na qualidade da água, afetando o estado de conservação de muitas espécies de aves migradoras.
Apoiamos a sua empresa!
A NOCTULA – Consultores em Ambiente é responsável pela monitorização de Aves Migratórias Planadoras, no âmbito do Repowering do Parque Eólico de Picos Verdes I e do Parque Eólico da Raposeira (Fase de Exploração), localizados no distrito de Faro.
Prestamos serviços especializados de monitorização, mitigação e investigação para aves aquáticas e marinhas, aves de rapina, passeriformes em geral, aves de montanha, estepárias e noturnas.
Metodologias:
- Censos de aves (transectos, pontos fixos, método dos mapas, emissão de vocalizações conspecíficas (também designado por “chamamentos de aves noturnas”);
- Bioacústica (monitorização e avaliação do impacte do ruído e da perturbação em bioindicadores);
- Radio-tracking e seguimento por satélite.
Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos.