Comemora-se a 12 de abril o Dia Nacional do Ar, instituído pelo Governo Português em 2019, através da Resolução de Conselho de Ministros n.º 64/2019.
A celebração deste dia pretende alertar, sensibilizar e envolver a sociedade no fomento da responsabilidade pessoal e maior motivação e compromisso com a proteção e melhoria da qualidade do ar.
O tema escolhido para 2022 “Agir localmente para um bom ar”, salienta a importância dos diversos níveis de governação, com destaque para a ação local na identificação das causas de degradação do ambiente urbano, em particular da qualidade do ar, e no esboço de soluções que permitam, através de uma atuação planeada com ações e medidas coerentes e articuladas entre as diversas entidades envolvidas, a melhoria da qualidade do ar e consequentemente da qualidade de vida dos cidadãos.
Para assinalar a data, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) realiza no dia 12 de abril, pelas 10h30, o webinar “Agir localmente para um bom ar”, com transmissão no canal de YouTube da APA.
Esta sessão, destinada ao público em geral, tem participação de oradores de autarquias locais com projetos relevantes para “um bom ar”, de uma organização não governamental de ambiente (ONGA) e de autoridades nacionais e regionais em matéria de qualidade do ar.
Aceda aqui ao programa.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a poluição do ar é o maior problema ambiental que afeta a saúde humana.
Apesar das melhorias, em Portugal persistem alguns problemas de qualidade do ar, principalmente nos grandes aglomerados urbanos. A nível nacional a poluição do ar causa cerca de 6 mil mortes/ano, agrava problemas de saúde, sobretudo em grupos mais vulneráveis, e é responsável pela perda de dias de trabalho, agravando os custos da saúde e contribuindo para perdas económicas.
Fonte: APA