Energia-Solar-Alta-Concentração-Solar

Simpósio “Energia Solar: caminhos do futuro”

BlogComentários fechados em Simpósio “Energia Solar: caminhos do futuro”1666

Instituto Português de Energia Solar promoveu um Simpósio com o tema “Energia Solar: caminhos do futuro“, em outubro de 2014, na cidade de Évora.

O primeiro dia do simpósio foi dedicado à Alta Concentração Solar para produção de eletricidade. Apresentou-se o estado da arte das tecnologias e da penetração no mercado das tecnologias CSP (Concentrating Solar Power) e CPV (Concentrating Photovoltaic), atual e futuro.

Os participantes visitaram as Plataformas de Ensaios de concentradores solares de grande dimensão e de concentradores com recurso a sais fundidos, em desenvolvimento pela Cátedra BES – Energias Renováveis, bem como ao sistema HCPV da Glintt/Suncore (1 MWe).

O segundo dia foi dedicado a fotovoltaico, engenharia e interação com a rede, nomeadamente em produção centralizada, integração em edifícios (BIPV), entre outras aplicações. O simpósio finalizou com a visita e inauguração dos sistemas BIPV, na Herdade da Mitra, que incluem uma bateria de fluxo do tipo Vanádio Redox e um banco de baterias de iões de Lítio, de última geração, desenvolvidas e ensaiadas no âmbito do Programa europeu PVCROPS (www.pvcrops.eu).

O Simpósio contou com reputados oradores nacionais e internacionais, constituindo-se como um evento de elevado interesse na área da Energia Solar. O Simpósio contou ainda com a presença do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.

Local: Universidade de Évora (Auditório Nobre Do Colégio Espirito Santo)

Datas: Realizado.


A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela elaboração do Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) relativo ao projeto da Central Fotovoltaica em Ovar, que evitará a emissão para a atmosfera de 1300 toneladas de CO2 por ano.

Related Posts