fbpx

Simpósio “Energia Solar: caminhos do futuro”

Instituto Português de Energia Solar promoveu um Simpósio com o tema “Energia Solar: caminhos do futuro“, em outubro de 2014, na cidade de Évora.

O primeiro dia do simpósio foi dedicado à Alta Concentração Solar para produção de eletricidade. Apresentou-se o estado da arte das tecnologias e da penetração no mercado das tecnologias CSP (Concentrating Solar Power) e CPV (Concentrating Photovoltaic), atual e futuro.

Os participantes visitaram as Plataformas de Ensaios de concentradores solares de grande dimensão e de concentradores com recurso a sais fundidos, em desenvolvimento pela Cátedra BES – Energias Renováveis, bem como ao sistema HCPV da Glintt/Suncore (1 MWe).

O segundo dia foi dedicado a fotovoltaico, engenharia e interação com a rede, nomeadamente em produção centralizada, integração em edifícios (BIPV), entre outras aplicações. O simpósio finalizou com a visita e inauguração dos sistemas BIPV, na Herdade da Mitra, que incluem uma bateria de fluxo do tipo Vanádio Redox e um banco de baterias de iões de Lítio, de última geração, desenvolvidas e ensaiadas no âmbito do Programa europeu PVCROPS (www.pvcrops.eu).

O Simpósio contou com reputados oradores nacionais e internacionais, constituindo-se como um evento de elevado interesse na área da Energia Solar. O Simpósio contou ainda com a presença do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente já coordenou vários trabalhos para o setor da Energia Solar Fotovoltaica. Conheça aqui alguns dos nossos projetos:

 

A equipa da NOCTULA também foi responsável pela elaboração de um Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) relativo ao projeto Central Fotovoltaica, localizada em Ovar. Foi ainda responsável pela gestão ambiental e pelo acompanhamento arqueológico da obra de construção da mesma Central Fotovoltaica.

Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.