fbpx

Principais empresas europeias lançam fórum corporativo sobre Financiamento Sustentável

Depois da publicação do Paris Green Bond Pledge, que assinalou o Dia do Financiamento Climático de 2017, 17 empresas europeias juntaram-se para criar o Fórum Corporativo sobre Financiamento Sustentável (Corporate Forum on Sustainable Finance), que pretende impulsionar o desenvolvimento do financiamento sustentável.

Este fórum corporativo funcionará como uma ferramenta crítica para ajudar a combater as alterações climáticas e fomentar uma sociedade mais sustentável e socialmente responsável.

O Fórum, concebido como uma rede permanente de troca de pontos de vista e ideias, reúne as principais empresas europeias baseadas em tecnologias limpas, de diversos setores: energético, imobiliário, transportes, infraestruturas, petrolífero e gás natural. 

O Fórum Corporativo integra as seguintes empresas:

 

Todas estas empresas “desejam aumentar o contributo para o desenvolvimento de um conjunto mais amplo de instrumentos financeiros com base no financiamento sustentável, como obrigações e empréstimos verdes e sustentáveis, linhas de crédito e outras ferramentas de financiamento, reconhecendo a sustentabilidade do modelo de negócios dos seus emissores”.

Representando mais de dois terços dos volumes de emissões verdes e sustentáveis, o Fórum considera os instrumentos financeiros sustentáveis como “ferramentas eficientes de mercado que alocam os recursos económicos onde são mais necessários, particularmente para investimentos de baixo carbono e sustentáveis (…)”.

O compromisso deste fórum corporativo passa por:

– Integrar mais profundamente a noção de sustentabilidade nas estratégias financeiras das respetivas empresas;

– Trabalhar com os investidores para estimular o desenvolvimento de uma economia mais sustentável através de instrumentos de financiamento inovadores;

– Aumentar a presença de empresas em fóruns internacionais e nacionais que moldem o desenvolvimento de mercados financeiros sustentáveis;

– Participar ativamente nos processos que estabelecem os padrões e marcos regulatórios futuros para instrumentos financeiros sustentáveis;

– Potenciar o conhecimento mútuo e promover melhores práticas em relatórios de impacto;

– Discutir com agências de rating a integração mais profunda dos ‘critérios de SRI’, na avaliação da sustentabilidade financeira das empresas a longo prazo.

O criação deste fórum corporativo pretende ser uma oportunidade para colocar as empresas na vanguarda da transição para uma economia de baixo carbono e sustentável.

Fontes: SSE, fsitaliane

NOCTULA – Consultores em Ambiente presta diversos serviços para o setor da Energia Eólica, em todas as áreas de intervenção:

  • Pedido de Enquadramento no Procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA);
  • Estudos relacionados com os procedimentos de Avaliação de Impactes (EIA) e Incidências Ambientais (EIncA);
  • Relatórios de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE);
  • Elaboração e Implementação de Medidas Minimizadoras e Compensatórias.

 

Caso necessite de algum serviço nestas áreas, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.