Fuinha (Martes foina) registada em vídeo

VídeosComentários fechados em Fuinha (Martes foina) registada em vídeo3286

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

A fuinha (Martes foina) é um pequeno carnívoro comum mas difícil de observar, principalmente devido aos seus hábitos noturnos. No entanto, as câmaras de video-armadilhagem escondidas pela NOCTULA  tornam a monitorização destes animais mais fácil.

Este mamífero prefere zonas rochosas e de cobertura arbórea. Refugia-se em fendas nos penhascos ou no interior de árvores velhas e ocas. Em ambientes rurais, pode estabelecer-se em celeiros ou sótãos.

fuinha Martes foina árvore

A fuinha é uma espécie solitária que se desloca aos saltos no solo, tendo atividade crepuscular e noturna, o que dificulta a sua observação. Pode ser avistada em áreas rurais, nomeadamente a atravessar estradas ou caminhos durante a noite.

Outra característica particular da fuinha é o facto de ser um dos poucos carnívoros próximos do homem, que consegue atacar a ratazana com sucesso (o próprio gato doméstico costuma recuar perante a ferocidade desta presa).

Martes foina fuinha em liberdade

Os serviços que a fuinha presta ao eliminar roedores (ratos e ratazanas) são menos visíveis e conceituados que as suas intrusões em galinheiros e roubo de ovos. Isto faz com que seja perseguida, especialmente nas zonas de caça, onde é considerada nociva para as espécies cinegéticas.

Esta noção não deixa de estar errada, uma vez que os diversos estudos feitos sobre a sua dieta mostram que as suas preferências alimentares são claramente os micromamíferos (ratos, ratazanas e musaranhos) e os frutos.

Martes foina fuinha video arkive

fragmentação e destruição do habitat e a morte por atropelamento são um forte fator de ameaça. Uma das medidas para diminuir o atropelamento de animais é a construção de passagens por baixo ou por cima das estradas.

Conheça um dos serviços da NOCTULA – Consultores em Ambiente: Monitorização de Sistemas Ecológicos. Ou veja mais vídeos de animais apanhados em vídeo-armadilhagem.

Fontes: Guia dos Mamíferos Terrestres de Portugal Continental, Açores e Madeira, Naturlink

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Related Posts