fbpx

Guia de Licenciamento para projetos de Energia Renovável Marinha em Portugal

O WavEC, Centro de Energia Offshore lançou um Guia de Licenciamento de projetos de energia renovável marinha em Portugal. O Guia está disponível em português e inglês.

A complexidade do licenciamento de projetos de energia renovável marinha é indicada a nível mundial como uma das principais barreiras ao desenvolvimento do setor. A compreensão dos fatores que levam a considerar o licenciamento como uma barreira, bem como, a discussão das medidas necessárias para minimizar os seus efeitos nos vários Estados Membros, tem sido um tema explorado em vários projetos de financiamento Europeu.

O documento apresenta uma descrição dos vários passos do processo de licenciamento de projetos de energia renovável marinha, na costa continental portuguesa, excluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira e a Zona Piloto Portuguesa, a fim de apoiar os promotores dos projetos de energia renovável marinha na instalação, exploração e desativação das suas infraestruturas.

Este guia tem como principal objetivo estabelecer uma abordagem de licenciamento ambiental, baseada na avaliação de riscos das tecnologias de renováveis marinhas.

O Guia está organizado em 4 grandes blocos, tendo por base as diferentes componentes que integram o licenciamento de projetos de energia renovável marinha:

  • Autorização para a utilização privativa do espaço marítimo e articulação com o regime de utilização dos recursos hídricos;
  • Licenciamento da atividade de produção de energia e regulamento do regime remuneratório da energia produzida;
  • Licenciamento de projetos e instalações acessórias em terra;
  • Avaliação ambiental.

 

Esta abordagem já foi implementada na Escócia com sucesso, a fim de identificar diferenças e semelhanças, vantagens e desvantagens e boas ou melhores práticas para agilizar o processo.

A abordagem resume-se na utilização de informação sobre a sensibilidade natural do local e escala do projeto a instalar, para definir o nível de exigência dos estudos ambientais necessários. Pode ainda ser usado para ajudar a identificar as omissões e os procedimentos que necessitem ser simplificados ou melhorados no processo de licenciamento.

O guia foi parcialmente financiado pelo projeto RiCORE, no âmbito do programa HORIZONTE 2020 e resulta de um aprofundamento dos trabalhos neste âmbito, onde se estudaram os processos de licenciamento em vários países.

Os autores afirmam que este documento “poderá contribuir para clarificar o processo de licenciamento a nível nacional bem como agilizá-lo, uma vez que são discutidas boas ou melhores práticas a implementar no seu desenvolvimento”.

Fontes: Ambiente Magazine

NOCTULA – Consultores em Ambiente presta diversos serviços para o setor das Energias Renováveis, em todas as áreas de intervenção:

  • Pedido de Enquadramento no Procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA);
  • Estudos relacionados com os procedimentos de Avaliação de Impactes (EIA) e Incidências Ambientais (EIncA);
  • Relatórios de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE);
  • Elaboração e Implementação de Medidas Minimizadoras e Compensatórias.

 

Caso necessite de algum serviço nestas áreas, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.