Melro d’água (Cinclus cinclus) – O único passeriforme que mergulha

VídeosComentários fechados em Melro d’água (Cinclus cinclus) – O único passeriforme que mergulha88

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

A observação de um Melro-d’água (Cinclus cinclus) a mergulhar ou a “dançar” sobre uma pedra é um dos espetáculos mais fascinantes que a avifauna portuguesa tem para nos oferecer.

Esta foi umas das várias espécies registadas durante a campanha de monitorização de avifauna, no Aproveitamento Hidroelétrico do Mel, realizada pela NOCTULA – Consultores em Ambiente.

Esta espécie pequena e rechonchuda, com a cauda curta, tem uma plumagem predominantemente castanha, saltando à vista a enorme mancha branca no peito. Os juvenis têm plumagem acinzentada, com o ventre mais claro. Esta ave pode atingir 20 cm de comprimento e é conhecido por ser o único passeriforme que mergulha e também porque o seu voo é rápido e direto como uma seta.

O Melro-d’água está classificado pelo Instituto de Conservação como espécie “pouco preocupante”. É pouco comum em Portugal, no entanto distribui-se principalmente pelas terras altas do norte e do centro, podendo ser visto na maioria das serras portuguesas. É uma espécie residente, que pode ser observada nos locais de reprodução durante todo o ano.

As áreas protegidas mais importantes para esta espécie em Portugal:

  1. Parque Nacional da Peneda-Gerês
  2. Parque Natural do Alvão
  3. Parque Natural da Serra da Estrela
  4. Parque Natural da Serra de São Mamede

Exemplar de Melro-d’água (Cinclus cinclus)

Para ver mais vídeos registados pela equipa NOCTULA durante as várias monitorizações já realizadas, clique aqui.


A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:

  1. Fito e Zooplâncton
  2. Flora, Vegetação e Habitats
  3. Invertebrados
  4. Herpetofauna (anfíbios e répteis)
  5. Aves
  6. Mamíferos voadores – quirópteros (morcegos)
  7. Mamíferos terrestres
  8. Mamíferos marinhos

Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

Fontes das imagens: Flickr

Fontes: Aves de Portugal

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Related Posts