Monitorização de Flora e Vegetação – Fase pré-construção do Parque Eólico do Guardão

Blog, Energia Eólica, ProjetosComentários fechados em Monitorização de Flora e Vegetação – Fase pré-construção do Parque Eólico do Guardão776

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pelo estudo de monitorização de Flora e Vegetação com interesse conservacionista referente à campanha realizada na fase de pré-construção (Ano 0) do Parque Eólico do Guardão, de forma a dar cumprimento à Decisão sobre a Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (DCAPE) (Processo da autoridade de AIA n.º 2227 – Parque Eólico do Guardão).

Para os projectos avaliados em fase de estudo prévio e após a verificação de conformidade ambiental com a DIA (RECAPE) é emitida em substituição da DIA uma Decisão sobre o Relatório de Conformidade Ambiental com o Projecto de Execução.

Relativamente ao processo de construção e exploração do Parque Eólico do Guardão e LTE entre Caramulo e Tábua em 2014 foi submetido o RECAPE (Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução) e em 2015 foi emitida a Decisão sobre a Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (DCAPE).

Flora RELAPE

No âmbito do processo de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) nº 2227 (Parque Eólico de Guardão), a Comissão de Avaliação (CA) nomeada para o efeito, considerou necessária a elaboração de um Plano de Monitorização da Flora e Vegetação, a inventariação e monitorização de espécies invasoras lenhosas tanto na área do PEG como em todo o corredor da LTE entre Caramulo e Tábua.

Em fase de RECAPE foram efetuados trabalhos de inventariação das populações de espécies RELAPE de forma a garantir que eram desenvolvidas medidas para minimizar a sua afetação.

De forma a dar cumprimentos às exigências da DCAPE, foi efetuada uma revisão ao Plano Geral de Monitorização, com o objetivo de incluir os trabalhos de quantificação das espécies de Flora e Vegetação com interesse conservacionista durante a fase de pré-construção (Ano 0) do projeto em áreas alvo de intervenção e em áreas controlo, na envolvente próxima do parque eólico.

Objetivos específicos da monitorização:

– A análise da evolução populacional das espécies com interesse conservacionista presentes na área afeta ao projeto e sua envolvente próxima;

– A identificação das alterações locais provocadas pela implantação do parque eólico e suas consequências na dinâmica e estrutura das espécies com interesse conservacionista;

– O acompanhamento e análise da recuperação das áreas afetadas.

Os trabalhos de monitorização das espécies de Flora e Vegetação com interesse conservacionista decorreram durante uma semana, nas áreas alvo de intervenção e em áreas controlo, na envolvente próxima do parque eólico, num total de 42 pontos de amostragem fixos.

O PEG, composto por 14 aerogeradores, localizado na Serra do Caramulo, abrange uma área de cerca de 475 hectares.

A monitorização de Flora e Vegetação com interesse conservacionista, na área do Parque Eólico incidiu sobre as áreas alvo de afetação durante a fase de construção, tanto por acessos (definitivos e temporários), plataformas de trabalho, valas de cabos, estaleiro como de toda na zona envolvente à subestação do PE.

Flora_vegetacao_habitats_naturais_Serra_do_Caramulo_NOCTULA

Após a emissão do DCAPE foi iniciada a fase de pós- avaliação um procedimento que tem por objetivo avaliar a eficácia das medidas fixadas para evitar, minimizar ou compensar os impactes negativos e potenciar os efeitos positivos, definindo, se necessário, a adoção de novas medidas.

A Fase de pós avaliação visa assegurar que os termos e as condições de aprovação de um projeto, estabelecidas na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) e na Decisão sobre a Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (DCAPE), são efetivamente cumpridas.


Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

Related Posts