fbpx

Monitorização de flora e vegetação – Sobreequipamento do Parque Eólico de Serra d’El Rei

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela coordenação dos trabalhos de monitorização de flora e vegetação com interesse conservacionista e Habitats da Rede Natura 2000, no âmbito do Sobreequipamento do Parque Eólico de Serra d´El Rei, localizado em Peniche.

O estudo na área definida para o projeto de Sobreequipamento do Parque Eólico de Serra d’El Rei e a sua envolvente, teve como objetivos:

  • Conhecer a diversidade florística;
  • Efetuar uma análise da flora RELAPE (espécies Raras, Endémicas, Localizadas, Ameaçadas ou em Perigo de Extinção) no que diz respeito às espécies presentes, ao número de indivíduos e à sua localização geográfica;
  • Inventariar e cartografar os Habitats da Rede Natura 2000, nomeadamente os habitats 6110 e 6210.

A área de estudo a prospetar correspondeu à área de implantação de um novo aerogerador (AG15) e das respetivas infraestruturas associadas.

É durante a fase de construção e implantação que ocorre a quase totalidade das ações associadas ao projeto, geradoras de potenciais impactes ao nível da flora e da vegetação.

Os trabalhos de campo decorreram entre março e junho de 2016 de forma a abranger o período de floração dos taxa RELAPE, potencialmente ocorrentes na área de estudo.

O levantamento de campo associado a este estudo, foi efetuado na fase de caracterização da situação de referência e encontra-se enquadrado no âmbito do EIA (Estudo de Impacte Ambiental) do projeto.

As monitorizações foram apenas dirigidas às áreas de intervenção do projeto, nomeadamente, plataformas e fundações do AG15, acessos e valas de cabos.

Para que o valor ecológico da área possa ser mantido, devem ser cumpridas as medidas de minimização propostas no EIA bem como as propostas indicadas na conclusão das monitorizações efetuadas.

 

A NOCTULA – Consultores em Ambiente presta serviços de monitorização e investigação direcionados à Flora, Vegetação e Habitats naturais.

  1. Identificação da presença de espécies RELAPE;
  2. Acompanhamento da recuperação do coberto vegetal em áreas intervencionadas;
  3. Levantamentos e catálogos florísticos.

 

Já coordenamos vários trabalhos neste âmbito, nomeadamente:

 

Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.