monitorização flora

Flora na Serra do Marão – Murbeckiella sousae

ProjetosComentários fechados em Flora na Serra do Marão – Murbeckiella sousae3527

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

A NOCTULA – Consultores em Ambiente elaborou o Plano de Monitorização dirigido para a espécie Murbeckiella sousae na área dos parques eólicos de Seixinhos e Penedo Ruivo (Serra do Marão). Os trabalhos de monitorização anual desta espécie decorrerão entre 2013 e 2016 e serão assegurados pela nossa equipa.

O Plano de Monitorização dirigido a esta espécie foi desenvolvido no seguimento rigoroso das diretrizes expostas na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) emitida para os projetos em estudo e nas orientações gerais fornecidas pelo ICNF.

Os empreendimentos eólicos têm por proponente a empresa Energiekontor Portugal – Energia Eólica, Lda., que implantou os dois parques eólicos para produção de energia elétrica, numa área localizada em plena Serra do Marão.

Com a implementação deste Plano de Monitorização pretendem avaliar-se os potenciais impactes indiretos provocados pelo funcionamento dos projetos. Para esta avaliação contribuirá a caracterização realizada durante as fases anteriores na área de implantação dos projetos com vista à obtenção de uma situação de referência representativa.

De forma a aferir potenciais impactes indiretos provocados pela construção e funcionamento dos projetos, serão realizados inventários dirigidos para a presença da espécie Murbeckiella sousae nos afloramentos rochosos identificados durante as fases anteriores dos projetos. Em cada local de amostragem será aplicada a escala quantitativa de Braun-Blanquet que pontua o grau de cobertura (abundância) das espécies botânicas presentes.

Como sugestão, aproveitamos para divulgar o site Flora-ON, onde podem obter mais informações sobre as espécies de Flora de Portugal: www.Flora-On.pt.

Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Related Posts