Drones fazem monitorização de linhas elétricas à distância

BlogComentários fechados em Drones fazem monitorização de linhas elétricas à distância3064

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Drones estão já a ser utilizados na monitorização do estado de linhas elétricas em França.

Um drone é um veículo aéreo não tripulado, ou seja, qualquer tipo de aeronave que não necessita de piloto para ser guiada. Inicialmente foi criado para espiar inimigos durante guerras e até mesmo atacá-los.

ERDF drone linhas eletricas

No entanto, as aplicações para estes aparelhos são agora imensas, desde agricultura, prevenção contra incêndios e monitorização de sistemas ecológicos ou monitorização do estado das estruturas de parques eólicos.

A francesa ERDF – Életricité Reseau Distribuition France – gestora da rede de distribuição de energia pública de 95% do território continental francês, está atualmente a testar nos Alpes, a utilização de drones na monitorização de linhas elétricas.

ERDF drone monitorização linhas eletricas

O drone combina velocidade, precisão e um preço atraente em comparação com o uso do helicóptero. Testado para inspeção de linhas aéreas e de faixas, permite, graças ao posicionamento GPS recolha de fotos e vídeos de muito boa qualidade.

Em zonas de difícil acesso, a utilização deste tipo de dispositivos é uma vantagem, permitindo detetar anomalias com as coordenadas exatas do local onde é necessário intervir. Tudo isto a um custo relativamente baixo.

Leia também o artigo sobre como os drones podem ser utilizados na agricultura.

Fotos: alta tensão

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Related Posts