Lontra e Zooplâncton – Resort & Spa Montebelo Aguieira

Blog, ProjetosComentários fechados em Lontra e Zooplâncton – Resort & Spa Montebelo Aguieira1991

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela monitorização de Lontra e Zooplâncton na área envolvente do Resort & Spa Montebelo Aguieira.

A albufeira da Aguieira está localizada no centro de Portugal, na secção intermédia do rio Mondego e está associada a dois rios principais (rios Dão e Criz) e três afluentes secundários (São Paio, Tábua e Covelo).

A barragem foi construída em 1981, para controlo de cheias e irrigação, criando um reservatório de 450 hm3, com uma superfície de 2000 ha e um perímetro de 39 310 m. O nível máximo de água do reservatório é de 125 m.

O projeto Ancoradouro da Aguieira-Crafuncho consiste em cais flutuantes, com capacidade para 400 embarcações e integra-se no Complexo Turístico Montebelo Aguieira Lake Resort & SPA que se desenvolve numa área de 50 ha e consta de várias infra-estruturas turísticas e de lazer, das quais fazem parte uma estalagem, um apart-hotel, um condomínio residencial de 12 ha e uma zona de lazer com piscina colectiva, “court” de ténis, uma área comercial e o ancoradouro em estudo.

Rede_de_plancton_NOCTULA_zooplancton

O estudo de monitorização deu cumprimento ao Plano de Monitorização da Fauna (PMF) constante na Declaração de Impacte Ambiental do projeto Ancoradouro da Aguieira-Crafuncho, localizado em Mortágua.

Os estudos de monitorização realizados pela NOCTULA – Consultores em Ambiente foram apresentados no âmbito da implementação do Programa de Monitorização da Lontra (Lutra lutra) e do Zooplâncton na área do Ancoradouro da Aguieira-Crafuncho e em áreas controlo.

Foi objetivo deste trabalho, caracterizar e monitorizar a presença de Lontra (Lutra lutra) e a comunidade de Zooplâncton ao longo dos anos de 2010 e 2011, com vista a detetar eventuais impactes que a fase de exploração do Ancoradouro da Aguieira-Crafuncho pudesse causar no comportamento dos indivíduos e na utilização que estes fazem do espaço.

Este trabalho resultou da colaboração entre a Controlvet e a NOCTULA – Consultores em Ambiente e foi realizado para a Montebelo Aguieira Lake Resort & SPA, empresa responsável pela exploração do Ancoradouro da Aguieira-Crafuncho.

monitorização de lontra e zooplâncton

Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

Foto em destaque: Registo de Lontra (Lutra lutra) obtido através de foto-armadilhagem na área da Barragem da Aguieira.

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Related Posts