desperdício resíduos têxteis roupa

Plano europeu prevê desviar 90 000 ton de resíduos têxteis dos aterros até 2019

Blog, ResíduosComentários fechados em Plano europeu prevê desviar 90 000 ton de resíduos têxteis dos aterros até 20191707

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Uma iniciativa europeia para combater o desperdício na indústria têxtil e reduzir os resíduos têxteis foi lançada pela organização sediada no Reino Unido, Waste & Resources (WRAP). Este projeto recebeu um financiamento de 3,6 milhões de Euros do LIFE Programme da União Europeia e irá envolver marcas de roupa, retalhistas, fabricantes, consumidores, ONG e indústria da reciclagem.

O European Clothing Action Plan (ECAP) foi criado com o objetivo de desviar mais de 90 000 toneladas de têxteis dos aterro até 2019. Apesar do programa estar a ser desenvolvido por uma organização britânica, é um projeto europeu, e todos os países são incentivados a assinar o plano.

A WRAP espera encorajar mudanças positivas ao longo da cadeia de abastecimento de roupa, desde o projeto ao final da vida útil do produto, através de uma economia circular e uma abordagem eficiente de recursos. O plano tem três vertentes:

  • – Encorajar a criação de produtos com um maior tempo de vida;
  • – Encorajar os consumidores a comprar menos roupas e manter mais tempo as que têm;
  • – Melhorar a inovação no design, de forma a tornar os recursos mais eficientes.

Devido ao aumento do consumo e estilos de vida “descartáveis” ao longo das últimas décadas, os níveis de resíduos nos aterros sanitários tornou-se uma grande preocupação a nível mundial. As quantidades significativas de água, produtos químicos e energia usados antes e durante o fabrico e transporte, significa que a indústria do vestuário coloca muita pressão sobre os recursos naturais e tem uma pegada de carbono considerável, mesmo antes de chegar ao consumidor.

Um estudo da Comissão Europeia de 2013, citado pelo Relatório “Less is more”, estimou que 5,8 milhões de toneladas de vestuário são deitadas fora pelos europeus, todos os anos. Deste número, apenas um quarto é reciclado por organizações de solidariedade e indústrias. Apesar dos resíduos têxteis poderem ser convertidos em panos de limpeza e produção de fibras e aplicados na indústria do papel, os 4,3 milhões de toneladas são desperdiçados.

Em Portugal, também já foi desenvolvido um programa de redução de resíduos têxteis. O projeto chamava-se RESITEX – Alternativas para a Redução do Volume dos Resíduos no Sector Têxtil Através da Aplicação de Medidas de Minimização no Processo de Produção e Consumo, permitiu a elaboração de procedimentos para a gestão de resíduos têxteis e a validação dos benefícios da aplicação de medidas para a redução de resíduos. Foi considerado pela Comissão Europeia como um dos 22 melhores projetos LIFE Ambiente, entre os 90 projetos finalizados em 2009.


O que faz a NOCTULA – Consultores em Ambiente na área dos Resíduos?

  1. Preenchemos o MIRR pela sua empresa;
  2. Desenvolvemos planos de gestão de resíduos.

No caso de grandes superfícies comerciais (centros comerciais, hipermercados) a gestão de resíduos é muito complexa. Veja o projeto de gestão de resíduos que a NOCTULA – Consultores em Ambiente desenvolveu no Palácio do Gelo Shopping em Viseu: http://noctula.pt/?p=773.

Caso necessite de algum serviço na área dos Resíduos, não hesite em contactar-nos: 232 436 000.

Fonte: Comissão Europeia

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Related Posts