equipa NOCTULA Consultores em Ambiente

Reunião semestral da NOCTULA adota conceito premortem

BlogComments (2)2014

No passado dia 12 de dezembro de 2014, a NOCTULA realizou a reunião semestral com os seus colaboradores internos. Um dos exercícios mais interessantes que realizámos foi a a adoção da técnica premortem, ou seja, “viajámos” até ao futuro para perceber se a empresa ainda existia

Durante a reunião foi apresentado um balanço dos últimos seis meses de trabalho e foram ainda discutidas estratégias para o desenvolvimento das novas marcas da empresa: a NOCTULA – Consultores em Ambiente, o portal NOCTULA Channel e outras que já estavam a ser estruturadas como o site do livro “Como conseguir emprego em 30 dias” e a plataforma de comércio eletrónico NOCTULA store.

Um dos exercícios realizados pelos membros da NOCTULA foi o chamado “Regresso ao passado“, ou seja, uma análise premortem, técnica que ajuda a desvendar potenciais erros cometidos num projeto ou em grandes decisões.

A técnica premortem funciona da seguinte forma: cada membro envolvido deve imaginar que está, por exemplo, cinco anos no futuro, e que determinado projeto foi um grande desastre ou um enorme sucesso. Cada pessoa deve gerar razões ou escrever uma estória sobre o sucesso ou os falhanços que tiveram lugar.

Os colaboradores da NOCTULA imaginaram-se em 2019 e escreveram duas estórias: um cenário no qual a empresa gozava de imenso sucesso e outro cenário no qual a empresa tinha deixado de existir no mercado.

Foi muito interessante perceber quais poderiam ser os erros que nos levariam ao desastre, tendo surgido igualmente muitas ideias inesperadas que nos poderão levar ao sucesso.

Fazer de conta que o sucesso ou o falhanço já aconteceram, olhando para trás e inventando os detalhes do sucedido, parece muito simples! Contudo, este exercício pode tornar-se complexo pela dificuldade que temos em pensar para além da realidade que já conhecemos!

De qualquer forma, estudiosos de renome mostram que esta abordagem gera melhores decisões, previsões e planos.

exercício premortem reunião anual NOCTULA Consultores em Ambiente

Para realizar este exercício inspirámo-nos no artigo de Bob Sutton, Professor na Universidade de Stanford e co-autor de Scaling Up Excellence.

Related Posts