Controlo de Plantas Invasoras – 22 a 28 de julho na Serra do Gerês

As invasões biológicas são consideradas uma das principais ameaças à biodiversidade.

Decorreu no Campo do Gerês, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, de 22 a 28 de Julho de 2018, uma sessão de Campos de Trabalho Científico sobre Controlo de Plantas Invasoras (CTC).

Organizados pela equipa do site Invasoras.pt, os CTC têm como objetivo, contribuir para o aumento do conhecimento sobre invasões biológicas e simultaneamente contribuir para a resolução deste problema ambiental.

Os CTC estão inseridos, desde 2003, no âmbito das atividades de divulgação científica sobre invasões biológicas, realizadas pelo Centro de Ecologia Funcional – CEF/UC e pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra – ESAC.

Atividades:

 – Sessões de formação ambiental sobre invasões biológicas, em particular plantas invasoras, nomeadamente:

  • Conceitos e consequências das invasões biológicas;
  • Legislação em vigor;
  • Principais plantas invasoras em Portugal continental;
  • Gestão e controlo de plantas invasoras.

 

– Ações de controlo de plantas invasoras presentes no Parque Nacional da Peneda-Gerês, nomeadamente mimosa (Acacia dealbata) e austrália (Acacia melanoxylon). Estas ações estão inseridas no âmbito de um projeto a decorrer da Associação de Compartes de Campo do Gerês.

Desenvolvimento de experiências científicas relacionadas com plantas invasoras.

Aproveite para consultar a lista atualizada de espécies exóticas invasoras que suscitam preocupação na União Europeia.

Leia ainda o artigo: As plantas invasoras mais comuns a despontar em áreas ardidas.

Fonte: Invasoras

A NOCTULA – Consultores em Ambiente elabora e implementa planos de gestão para espécies específicas de fauna e flora e medidas de minimização e compensatórias de impactes sobre as mesmas.

Fomos responsáveis pela Inventariação e Cartografia de Manchas de Espécies Exóticas Invasoras, na área do Aproveitamento Hidroelétrico do Mel.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi também responsável pela elaboração de um Plano de Monitorização dirigido à espécie Murbeckiella sousae na área dos parques eólicos de Seixinhos e Penedo Ruivo (Serra do Marão).

Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.