fbpx

Saca-rabos (Herpestes ichneumon)

Este vídeo mostra vários Saca-rabos (Herpestes ichneumon), mangusto, manguço ou escalavardo, registados durante os trabalhos de vídeo-monitorização de fauna da NOCTULA – Consultores em Ambiente.

O Saca-rabos tem reflexos bastante rápidos o que lhe permite capturar cobras, inclusive espécies venenosas. No entanto, as suas principais presas são os pequenos mamíferos, nomeadamente os roedores e, sempre que disponíveis, também os coelhos e lebres.

Este animal tem o focinho pontiagudo, as patas curtas e a cauda vai-se afunilando até à sua extremidade onde se encontra um “pincel” de pelos mais escuros.

Tem uma altura de aproximadamente 20 cm, pesa 2-3 Kg, e tem um comprimento total de cerca de 90 cm, podendo a cauda chegar aos 50 cm.

saca-rabos, Herpestes ichneumon, mangusto, manguço ou escalavardo,

Saca-rabos (Herpestes ichneumon)

Na cabeça distinguem-se umas orelhas pequenas e arredondadas e uns olhos côr de âmbar que têm a particularidade de exibir uma pupila horizontal, caso quase único entre mamíferos e que revela hábitos diurnos.

Reproduzir vídeo

Para ver mais vídeos registados pela equipa da NOCTULA durante as várias campanhas de monitorização de sistemas ecológicos,  clique aqui.

Fonte: GeObserver

A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:

 

Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.