fbpx

Planos de Gestão das Zonas Especiais de Conservação (ZEC) em consulta pública até 12 de Novembro

O período de prolongamento da consulta pública iniciou a 15 de outubro e irá decorreu até ao dia 12 de Novembro.

NOTA: Este processo consistiu num prolongamento da consulta pública efetuada entre maio e julho de 2020.

A Natura 2000 é uma rede ecológica para o espaço comunitário e tem por objetivo “contribuir para assegurar a biodiversidade através da conservação dos habitats naturais e da fauna e da flora selvagens no território europeu”, integrando as Zonas Especiais de Conservação (ZEC), designadas ao abrigo da Diretiva Habitats (n.º 92/43/CEE).

Através do Decreto Regulamentar n.º 1/2020, de 16 de março, foram classificados 62 Sítios de Importância Comunitária (SIC) do território de Portugal continental, entre eles as Zonas Especiais de Conservação. Como previsto no diploma, as medidas e ações complementares de conservação de habitats e espécies presentes em cada ZEC são definidas através de planos de gestão

Os Planos de Gestão identificam os objetivos de conservação para cada um dos valores naturais e desenvolvem, face às prioridades de conservação, as medidas específicas para os atingir, as formas de operacionalização e o programa de acompanhamento da sua execução.

A consulta pública através do portal Participa.pt, permite aos cidadão e empresas contribuírem com opiniões e sugestões para a aprovação final de determinado diploma regulamentar ou legislativo. Através da consulta das partes interessadas nas principais iniciativas políticas, o Governo incentiva mais transparência e responsabilidade.

Fontes: Portal Participa, ICNF

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.