Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2018

Ambiente, Blog, Reciclagem, ResíduosComentários fechados em Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 20181014

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2018 (EWWR) decorreu entre os dias 17 e 25 de novembro.

A elevada quantidade de resíduos produzidos todos os anos na Europa impede a concretização de objetivos de desenvolvimento sustentável. O lixo tem um enorme impacte no ambiente pois causa poluição e emissões de gases com efeito de estufa que contribuem para as alterações climáticas.

Prevenção de resíduos perigosos: tempo da desintoxicação!” foi o tema escolhido para 2018.

Os resíduos perigosos representam um risco maior para a nossa saúde e para o nosso ambiente quando comparado com outros tipos de resíduos. Assim, é importante reduzir o nosso consumo de produtos com conteúdos perigosos, bem como certificar-se de que eles são adequadamente eliminados.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é uma iniciativa internacional, destinada a promover a implementação de ações de sensibilização sobre sustentabilidade dos recursos e gestão de resíduos durante uma única semana.

A EWWR tem vindo de ano para ano a reunir mais adeptos em torno das questões da prevenção de resíduos. Em 2017 registaram-se 13.410 ações, que decorreram em 30 países diferentes da Europa, das quais  se destacam as 275 ações em Portugal Continental.

Principais objetivos da EWWR?

Aumentar a consciencialização sobre a redução de resíduos, reutilização de produtos e estratégias de reciclagem de material;

Destacar o trabalho realizado pelos participantes EWWR;

Mobilizar e incentivar os cidadãos europeus a concentrarem-se em quatro temas principais de ação;

Reforçar as capacidades dos intervenientes EWWR, fornecendo-lhes ferramentas de comunicação específicas e formação;

Avaliar o impacto das ações de comunicação na mudança de comportamento concreto sobre os padrões de consumo e de gestão de resíduos.

As ações implementadas no EWWR abordam o princípio dos “3Rs”: Reduzir, Reutilizar, Reciclar. Os “3Rs” representam as opções que devem ser consideradas prioritárias, ao elaborar uma estratégia de gestão de resíduos.

Qualquer entidade teve oportunidade para promover ações e atividades de sensibilização e informação dedicadas à temática “Prevenção de Resíduos Perigosos: Tempo para Detox!”. 

O número de ações desenvolvidas pelos vários países da UE superaram o ano de 2017. Em 2018 registaram-se 14.347 ações em torno da prevenção de resíduos perigosos.

Conheça AQUI todas as ações dos vários países da UE.


Fonte: EWWR

Related Posts