fbpx

Têxteis circulares sustentáveis é mote para a nova edição da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos decorreu de 19 a 27 de novembro decorreu e este ano esteve subordinada ao tema  “Têxteis circulares sustentáveis – O lixo está fora de moda!”

A semana da prevenção pretende promover ações desenvolvidas por cidadãos, indústria, estabelecimentos de ensino, ONG ou entidades públicas, alertando para a necessidade da prevenção e redução de resíduos na Europa, não só durante este período, mas idealmente que perdurem no tempo, sendo adotadas como novos hábitos com vista à redução da produção de resíduos.

Em comunicado, a entidade organizadora refere que “vivemos numa sociedade de consumo em que se tornou comum adquirir várias peças de roupa numa estação, sabendo que na estação seguinte essas roupas serão substituídas por outras, levando ao aumento significativo da produção de resíduos”.

Na ficha informativa “Sustainable and Circular Textiles by 2030”, a Comissão Europeia refere que o consumo europeu de têxteis tem o 4º maior impacto no ambiente e nas alterações climáticas. A nível nacional os têxteis representam 3,78% dos RU (dados MRRU 2020).

Ações a desenvolver para promover a prevenção de resíduos:

  • Redução do consumo excessivo da moda rápida (Fast fashion);
  • Incentivo à utilização de embalagens reutilizáveis, por exemplo garrafas de bebidas, sacos de pano e caixas para alimentos;
  • Promoção de hortas comunitárias,
  • Combate ao desperdício alimentar,
  • Troca e aquisição de artigos em segunda mão; 
  • Realização de workshops ou elaboração de jogos que promovam e incentivem o prolongamento do tempo de vida útil do vestuário/calçado/acessórios, equipamentos elétricos e eletrónicos ou outros artigos através da reparação.

Fonte: APA

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.