Com a construção de autoestradas são gerados impactes positivos como por exemplo, o aumento da acessibilidade das populações. No entanto, são também gerados alguns impactes negativos, tais como:
- a poluição sonora,
- a destruição e fragmentação de habitats;
- aumento da mortalidade de animais.
Quando o terreno é cortado por uma estrada, os animais podem ficar isolados, deixar de ter acesso a alimento e refúgio e ter dificuldade em encontrar parceiros para se reproduzir.
Importância da minimização dos impactos das estradas sobre a Fauna?
A Monitorização de Sistemas Ecológicos é fundamental em infraestruturas rodoviárias quer para detetar eventuais impactes no comportamento dos animais, quer para verificar se as medidas de minimização estão a funcionar.
Uma das medidas de minimização muitas vezes propostas para diminuir o atropelamento de animais é a construção de passagens por baixo ou por cima das estradas.
Intitulados de Ecodutos ou pontes verdes, estas infraestruturas permitem a circulação de animais, protegendo-os de colisões com veículos e evitando a fragmentação do seu habitat natural.
As passagens devem ser apelativas para os animais, para que se sintam seguros a utilizá-las, quer seja através de uma melhor integração paisagística das mesmas, quer seja através da colocação de passadiços secos nas passagens hidráulicas.
A primeira ponte para animais foi construída nos anos 50, na França. Desde então, países como Holanda, Suíça, Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Malásia têm investido nestas infraestruturas de forma, a minimizar o número de acidentes. Nos Estados Unidos, por exemplo, existem muitos acidentes que envolvem veados. Estima-se que aconteçam cerca de 1,5 milhão de colisões por ano.
Reserva Wachtung, New Jersey, Estados Unidos
O país que mais investe na construção destas infraestruturas, para proteção dos animais selvagens nas estradas, é a Holanda, com mais de 600 túneis. O Ecoduto mais longo é o Natuurbrug Zanderij Crailoo, com 800 metros de comprimento e 50 metros de largura.
Natuurbrug Zanderij Crailoo – Holanda
No Canadá por exemplo, o Parque Nacional Banff conseguiu diminuir a morte de mais de dez espécies de mamíferos de grande porte. São 41, os ecodutos construídos sobre a rodovia TransCanada.
Banff National Park, Canadá
As passagens ecológicas, não são apenas vantajosas para a proteção da fauna. Também contribuem favoravelmente para:
- reduzir o nível stress dos condutores, já que a grande quantidade de vegetação aumenta o contacto humano com a natureza;
- a diminuição das emissões de carbono;
Antes de construir uma passagem ecológica é necessário ter em conta diversos fatores com:
- o clima;
- o solo e a vegetação local;
- Para evitar o desequilíbrio ambiental, a cobertura vegetal precisa conter espécies variadas de plantas da flora nativa.
A união dos esforços de conservação e a inovação arquitectónica, trazem claros benefícios ecológicos.
Veja aqui algumas passagens verdes já construídas, em países como a Holanda, Canadá, EUA, Bélgica e Espanha:
Bélgica | Fonte: laparola
Holanda | Fonte: blogscientificuniverse
Birkenau, Alemanha | Fonte: laparola
Washington, Estados Unidos | Fonte: hypeness
Banff National Park, Canadá | Fonte: laparola
The Borkeld, Holanda | Fonte: hypeness
No âmbito da construção e exploração de infraestruturas rodoviárias a NOCTULA – Consultores em Ambiente participou em vários projetos, tendo sido responsável, nomeadamente na:
— Elaboração do Guia de Identificação de Animais Atropelados na Subconcessão do Douro Interior;
— Monitorização do Efeito de Exclusão sobre a Fauna no Lote 8 da Subconcessão rodoviária do Douro Interior;
— Monitorização de Quirópteros e de Flora no Lote 7 da Subconcessão rodoviária do Pinhal Interior.
Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos.