fbpx

Alterações na comunicação de gases fluorados – A partir de 1 de Novembro

A Agência Portuguesa do Ambiente – APA alerta todos os operadores, que a comunicação dos equipamentos que contêm gases fluorados, efetuada até ao ano de 2021, inclusive, através do Formulário de Gases Fluorados, irá passar a ser realizada através de um módulo de gases fluorados integrado no SILIAMB.

A partir do dia 1 de Novembro de 2021 não serão aceites novos registos no Formulário de Gases Fluorados.

As entidades que pretenderem efetuar novos registos, para comunicação dos equipamentos que contêm gases fluorados e que ainda não se encontrem registadas no SILIAMB deverão fazê-lo com a máxima brevidade.

O que são Gases com Efeitos de Estufa?

Os gases fluorados com efeito de estufa são substâncias com um grande potencial de aquecimento global, muito superior ao do dióxido de carbono

O regime jurídico relativo aos gases fluorados com efeito de estufa tem como principal objetivo a redução das emissões destes gases, através de restrições e do controlo da colocação no mercado, da utilização e da destruição de produtos e equipamentos que contêm esses gases.

Este regime estabelece ainda limites quantitativos à colocação de hidrofluorocarbonetos (HFC) no mercado.

Decreto-Lei n.º 145/2017, de 30 de novembro, retificado pela Declaração de Retificação n.º 3-A/2018, de 29 de janeiro, estabelece o regime jurídico relativo aos gases fluorados com efeito de estufa e assegura a execução no direito nacional do Regulamento (UE) n.º 517/2014, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de abril, e dos regulamentos associados respetivos. A restante legislação pode ser consultada aqui.

Produtos e Equipamentos abrangidos

O regime jurídico relativo aos gases fluorados com efeito de estufa, aplica-se a:

  • Circuitos de arrefecimento de equipamentos de refrigeração fixos, de sistemas de ar condicionado fixos, de bombas de calor fixas e de sistemas reversíveis de ar condicionado/bomba de calor;
  • Circuitos de arrefecimento de unidades de refrigeração de camiões e reboques refrigerados;
  • Equipamentos de proteção contra incêndios;
  • Comutadores elétricos;
  • Equipamentos de ar condicionado instalados em veículos a motor;
  • Embalagens de aerossóis que contêm gases fluorados com efeito de estufa, com exceção de inaladores de dose calibrada para administração de substâncias farmacêuticas;
  • Todos os recipientes de gases fluorados com efeito de estufa;
  • Solventes à base de gases fluorados com efeito de estufa;
  • Ciclos orgânicos de Rankine.

Fonte: APA

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.