A Comissão Europeia quer impulsionar a economia circular estimulando a reciclagem nos Estados-Membros, a redução dos impactos ambientais e diminuição da emissão de gases com efeito de estufa.
Os novos objetivos iriam criar 580 000 novos postos de trabalho.
As novas metas para 2030 são de 70% de reciclagem dos resíduos municipais e 80% dos resíduos de embalagens, bem como a proibição do depósito de resíduos recicláveis em aterros a partir de 2025. Está também previsto um objetivo de redução do lixo marinho, juntamente com objetivos de redução dos resíduos alimentares.
Numa economia circular, na qual o modelo económico passa pela reutilização, reparação e reciclagem, aumentando a competitividade do velho continente a nível mundial.
Um Plano de Gestão de Resíduos pode ser a resposta para reduzir os custos da sua empresa.
Segundo este novo plano, a inovação nos mercados de materiais reciclados, os novos modelos empresariais, a concepção ecológica e a simbiose industrial podem evoluir no sentido de uma economia e uma sociedade sem resíduos.
“Vivemos com sistemas económicos lineares herdados do século XIX no mundo do século XXI (…). Se quisermos competir temos de tirar o máximo partido dos nossos recursos, e isso significa reciclá-los para lhes dar uma nova utilização produtiva, e não enterrá-los em aterros como resíduos.
A transição para uma economia circular não só é possível, como é rentável, mas tal não significa que a mudança será possível sem as políticas adequadas.”, afirmou o Comissário responsável pelo Ambiente, Janez Potočnik.
Além da revisão dos objetivos, a legislação relativa aos resíduos será simplificada, e a cooperação entre a Comissão e os Estados-Membros será intensificada a fim de garantir uma melhor implementação.
Um Plano de Gestão de Resíduos pode ser a resposta para reduzir os custos da sua empresa.
Para mais informações sobre os novos objetivos pode consultar: goo.gl/pFzDPk.
Fonte: Ambiente Magazine
Foto em destaque: Associação Brasileira do Alumínio