fbpx

Drones fazem monitorização de linhas elétricas à distância

Drones estão já a ser utilizados na monitorização do estado de linhas elétricas em França.

Um drone é um veículo aéreo não tripulado, ou seja, qualquer tipo de aeronave que não necessita de piloto para ser guiada. Inicialmente foi criado para espiar inimigos durante guerras e até mesmo atacá-los.

No entanto, as aplicações para estes aparelhos são agora imensas, desde agricultura, prevenção contra incêndios e monitorização de sistemas ecológicos ou monitorização do estado das estruturas de parques eólicos.

A francesa ERDF – Életricité Reseau Distribuition France – gestora da rede de distribuição de energia pública de 95% do território continental francês, está atualmente a testar nos Alpes, a utilização de drones na monitorização de linhas elétricas.

O drone combina velocidade, precisão e um preço atraente em comparação com o uso do helicóptero. Testado para inspeção de linhas aéreas e de faixas, permite, graças ao posicionamento GPS recolha de fotos e vídeos de muito boa qualidade.

Em zonas de difícil acesso, a utilização deste tipo de dispositivos é uma vantagem, permitindo detetar anomalias com as coordenadas exatas do local onde é necessário intervir. Tudo isto a um custo relativamente baixo.

Leia também o artigo sobre como os drones podem ser utilizados na agricultura.

Fotos: alta tensão

NOCTULA – Consultores em Ambiente presta diversos serviços para o setor das Energias Renováveis, em todas as áreas de intervenção:

  • Pedido de Enquadramento no Procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA);
  • Estudos relacionados com os procedimentos de Avaliação de Impactes (EIA) e Incidências Ambientais (EIncA);
  • Relatórios de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE);
  • Elaboração e Implementação de Medidas Minimizadoras e Compensatórias.

 

Caso necessite de algum serviço nestas áreas, não hesite em contactar-nos.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.