Quando se encontra um animal selvagem ferido é preciso ter cuidado, o animal está assustado e, apesar de estar ferido, pode atacar e magoar quem se aproximar. Também é importante ter noção de que devemos agir de forma calma e correta, pois todos os minutos são essenciais para se poder salvar a vida do animal.
Sabia que: A maior parte dos ferimentos são provocados por colisão com janelas ou estruturas, atropelamento ou ataque por outro animal.
O que fazer se encontrar um animal ferido?
1 – Aproxime-se com cuidado e cubra o animal ferido com uma toalha ou pano, de modo a privá-lo da visão e para que não o possa ferir enquanto o apanha.
2 – Se tiver uma caixa de cartão, de preferência pouco maior do que o animal, coloque-o lá dentro, perfurando-a previamente. Se não tiver, enrole a toalha que usou à volta do animal para lhe limitar os movimentos, de forma a proteger-se a si e a ele próprio. Se tiver luvas grossas – de cabedal ou de jardinagem – use-as.
3 – Contacte as entidades competentes para procederem à recolha do animal e o encaminharem para os Centros de Recuperação de Animais Selvagens:
- Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR– 213 217 291/2.
- Parque/Reserva Natural mais próxima, consulte aqui os contactos das Áreas Protegidas geridas pelo ICNF.
- Linha verde SOS Ambiente – 808 200 520.
- Centro de Recuperação mais próximo, consulte aqui a lista de centros a nível nacional.
4 – Até à recolha mantenha o animal ferido num local calmo, escuro e aquecido.
5 – Evite contactos excessivos. Não lhe dê alimento nem medicação.
6 – Recolha todas informações sobre o local e condições em que o encontrou (ex: junto a uma estrada, linha de água, reserva de caça, linha elétrica, etc).
7 – Mantenha o animal o mínimo de tempo possível consigo e nunca fique com ele com intenção de o recuperar. Um animal que é mantido demasiado tempo em cativeiro perderá a possibilidade de sobreviver no seu habitat natural, tornando-se incapaz de voar, caçar e de se defender convenientemente.
8 – Se não se sentir confortável a manipular o animal ferido, contacte diretamente o SEPNA e vigie-o para garantir que ele não se esconde antes de chegar ajuda.
O que fazer se encontrar uma ave ferida?
No caso específico das aves, durante as épocas de reprodução pode encontrar crias no chão e pensar que estão feridas. Muitas vezes caíram do ninho na primeira tentativa de voo, estando bem e continuando a ser alimentadas pelos progenitores. Nestes casos, tente verificar se os progenitores se encontram na zona ou se a ave está realmente ferida (com sangue ou muito debilitada). Pode colocá-la num ramo mais alto para não estar tão desprotegida no chão.
Se em caso de dúvida a recolher para entregar às autoridades, registe bem o local onde foi encontrada, pois pode ser possível devolvê-la ao ninho, uma vez avaliada e tratada.
Centros de Recuperação de Animais Silvestres
Os Centros de Recuperação de Animais Selvagens são vocacionados para a recolha, tratamento, recuperação e devolução ao meio natural de animais selvagens debilitados pertencentes à fauna autóctone portuguesa.
Estes centros dispõem de médicos veterinários e biólogos responsáveis que podem efetuar uma avaliação clínica e comportamental dos espécies recolhidas.
A recuperação dos animais tem como finalidade última contribuir para a conservação da Natureza, sendo dada prioridade a animais de espécies ameaçadas. Desta forma os centros constituem também uma fonte importante de informação permanente sobre os fatores de ameaça às populações de fauna.
Poderão também ser realizados, paralelamente, estudos relativos à biologia das espécies, programas de reprodução em cativeiro, ações de educação ambiental e ações de formação, sempre que estas atividades não interfiram com o processo de recuperação dos animais.