A APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis lançou o concurso “Prémio APREN e as Universidades” que distinguiu com um prémio de três mil euros a melhor dissertação elaborada por um aluno do ensino superior sobre eletricidade renovável.
O Prémio APREN, com patrocínio da EDP Renováveis, pretendeu divulgar, junto do setor da eletricidade renovável, os trabalhos de investigação e de desenvolvimento tecnológico realizados em Instituições de Ensino Superior portuguesas, visando contribuir para a disseminação e transferência de conhecimento e de tecnologia entre os centros de investigação e as empresas.
Os temas estavam relacionados com a “eletricidade de origem renovável”, nomeadamente nas áreas da sua “produção, distribuição, gestão e regulação, abrangendo os aspetos científicos, tecnológicos, económicos e ainda outros que promovam o seu desenvolvimento sustentável”.
A avaliação das candidaturas coube exclusivamente ao júri constituído por três personalidades (Prof. António Vallêra da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o Eng.º António Lobo Gonçalves, Vice-Presidente da APREN e Prof. José Pedro Sucena Paiva do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa), tendo em conta alguns critérios como a qualidade técnica e científica, o caráter inovador, a capacidade de transferência e a aplicabilidade, a qualidade do conteúdo, a consistência na apresentação.
O Prémio APREN 2015 culminou numa exposição dos trabalhos selecionados pelo júri do concurso, que decorreu paralelamente à Conferência Anual da APREN, a 3 de Dezembro de 2015.