fbpx

Pegada ambiental: Endesa criou ferramenta de cálculo

A Endesa desenvolveu uma ferramenta própria e pioneira de cálculo da sua pegada ambiental ou pegada de carbono, que permite avaliar o impacte das suas atividades no ambiente.

A pegada de carbono é a quantidade de gases de efeito estufa (GEE) que uma empresa emite no desenvolvimento do seu negócio.

A Endesa, empresa que lidera o setor elétrico espanhol, garante que tem desenvolvido várias ações no âmbito do seu compromisso para combater as alterações climáticas. Com este propósito, a empresa está a esforçar-se para reduzir as emissões de gases poluentes, sendo o primeiro passo calcular a pegada de carbono.

A Endesa antecipou-se à legislação e concebeu uma metodologia própria baseada em referências europeias para calcular a sua pegada ambiental.

O cálculo da pegada de carbono servirá para comparar o impacte das várias instalações, quantificando os aspetos ambientais produzidos no ciclo de vida das suas atividades, avaliando o impacte que as mesmas causam no meio recetor (atmosfera, água, solo, entre outros), analisando tendências e identificando pontos de melhoria ambiental.

O alcance da Pegada Ambiental da Endesa engloba as atividades de geração térmica e hidráulica e os negócios de distribuição elétrica, mineração, terminais portuários e os escritórios em Espanha, Portugal e Marrocos.

O valor da pegada ambiental de cada instalação, ou de cada negócio, é o somatório das suas sub-pegadas. A soma das sub-pegadas de todos os negócios considerados permite identificar o resultado da Pegada Ambiental da Endesa.

O cálculo da emissão de gases com efeito de estufa baseia-se na análise do ciclo de vida, ou seja, inclui tanto as emissões diretas relacionadas com as atividades controladas pela Endesa, como as emissões indiretas, que não são gerados em fontes controladas pela empresa, mas são uma consequência das suas atividades.

A Endesa desenvolveu uma ferramenta própria e pioneira de cálculo da sua pegada ambiental ou pegada de carbono, que permite avaliar o impacte das suas atividades no ambiente.

Segundo o Relatório “Pegada de Carbono da Endesa 2009-2010-2011”, foi utilizada a Norma Internacional ISO 14064-1, inserida na ISO 14000, que fornece as orientações para a gestão ambiental das organizações. A ISO 14064-1 especifica os princípios e exigências necessários para quantificar emissões de gases com efeito de estufa de uma organização, e como os resultados devem ser reportados.

Fontes: O Instalador, Endesa

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.