A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela coordenação dos trabalhos de caracterização da situação de referência dos Sistemas Ecológicos (Fauna, Flora, Vegetação e Habitats protegidos), em 3 áreas de estudo.
Na fase de caracterização da situação de referência foram efetuados levantamentos de campo direcionados para a flora, vegetação, habitats e fauna nas respetivas áreas de estudo.
Os levantamentos de flora foram realizados em diferentes habitats da zona de estudo. Foi efetuada também a cartografia das unidades de vegetação e habitats naturais, de acordo com o Decreto-Lei n.º 140/99, de 24 de abril, alterado pelo Decreto-Lei nº 49/2005, de 24 de fevereiro.
No que diz respeito às avifauna, as espécies foram caracterizadas quanto ao seu estatuto de conservação e fenologia. Foram ainda apresentadas cartograficamente áreas conhecidas como sensíveis para as aves na área de estudo, assim como localizações de ninhos e movimentos de espécies ameaçadas.
Para a herpetofauna e para as espécies de mamíferos foi dada especial relevância a espécies endémicas e ameaçadas. Foram ainda caracterizados e representados cartograficamente os abrigos de quirópteros (morcegos) já conhecidos, presentes na envolvente da área de estudo.
Legislação aplicável
As áreas protegidas estão classificadas ao abrigo do Decreto-Lei nº19/93 de 23 de janeiro, com as alterações introduzidas pelo Decreto Lei n.º 227/98 de 17 de julho revogado pelo Decreto-Lei n.º 142/2008, de 24 de Julho.
Os Sítios de Interesse Comunitário (SIC) e Zonas de Proteção Especial (ZPE), estão classificados nos termos do Decreto-Lei n.º 140/99 de 24 de abril, no âmbito das Diretivas n.º 79/409/CEE e nº 92/43/CEE.
Para as áreas de estudos a analisar, serão ainda consideradas as áreas de particular interesse ecológico (e.g. Important Bird Areas) adjacentes, passíveis de serem afetadas pelo projeto.
Imagem de destaque: Retirada da plataforma Freepik.
Apoiamos a sua empresa!
A NOCTULA – Consultores em Ambiente apoia na elaboração e implementação de Planos de Gestão e Monitorização de Sistemas Ecológicos, nomeadamente:
- Fito e Zooplâncton
- Flora, Vegetação e Habitats
- Entomofauna (Invertebrados)
- Herpetofauna (anfíbios e répteis)
- Macroinvertebrados
- Ictiofauna
- Aves
- Mamíferos voadores – quirópteros (morcegos)
- Mamíferos terrestres
- Mamíferos marinhos
Para além da monitorização de Sistemas Ecológicos, também apoiamos na elaboração e implementação:
- Planos de gestão para espécies específicas de fauna e flora;
- Medidas de minimização e compensatórias de impactes sobre as mesmas.
Caso necessite de algum serviço nesta área, não hesite em contactar-nos.