Decorreu nos dias29 e 30 de junho, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, a ICEE 2017 – 3rd International Conference on Energy and Environment.
A conferência foi organizada em conjunto pela FEP (Faculdade de Economia e Gestão da Universidade do Porto) e pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho.
Numa altura em que as energias renováveis estão alta por todo o mundo, torna-se necessário perceber qual o contexto das energias na Europa e no mundo, bem como perceber que impactos e influências os vários complexos de energia renovável instalados pelo mundo têm no ambiente.
Portugal por exemplo, é um dos países que mais energias renováveis consome na Europa. 28% da energia consumida em Portugal é produzida através de fontes renováveis. O valor consumido por Portugal é o 8º mais elevado entre os países europeus e o 5º mais elevado entre os países que partilham o euro.
A meta de Portugal para 2020 é de 31%, sendo o 5º valor mais elevado entre os todos os países da UE. Letónia, Áustria, Finlândia e Suécia são os países que têm metas mais ambiciosas, todas a partir dos 34%
Dos estados-membros da União Europeia (UE), em 2015, 10 já ultrapassaram inclusivamente as metas fixadas para 2020, com destaque para a Suécia, cuja percentagem ascende 53,9% e a meta era de 49%.
A conferência internacional sobre Energia e Ambiente, reuniu académicos, investigadores, representantes da comunidade científica e empresarial e decisores para trocar conhecimento, debater e disseminar novas ideias sobre a transição energética do futuro, de forma a que o planeta possa ter em perspetiva um futuro sustentável e de baixo carbono.
Data: Encerrado
Oradores: Clique aqui
Local: Faculdade de Economia da Universidade do Porto
Mais informação: Para se manter atualizado e ter acesso a mais informação consulte o site do evento: Clique aqui.
Fonte: Industria e Ambiente