fbpx

Energia eólica – Como funciona um aerogerador

Um aerogerador, ou turbina eólica, é um equipamento que aproveita a energia do vento, energia eólica, e a converte em energia elétrica de fonte renovável.

Segundo a APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis, “fontes de energia renováveis são as fontes de energia provenientes de recursos naturais que se renovam constantemente, de um modo sustentável, mesmo depois de serem usadas para gerar eletricidade ou calor. São exemplo a água da chuva, o vento, a biomassa, o Sol, as ondas e o calor da Terra.”

As energias renováveis podem ser divididas em várias categorias, dependendo da sua fonte: hídrica, eólica, biomassa, solar, geotérmica, ondas e marés.

A energia eólica é gerada pelo vento. Deste modo, as “centrais eólicas instalam-se em locais onde a velocidade média anual do vento excede 6 m/s, o que em Portugal se verifica em zonas montanhosas e junto à costa.”

Como funciona um aerogerador?

Os aerogeradores, ou turbinas eólicas, são compostos por pás que giram com a força do vento, fazendo girar o eixo do gerador, ou seja a energia cinética do vento é transformada em energia mecânica. Esta é depois convertida em eletricidade num gerador ligado ao eixo do rotor, onde estão inseridas as pás.

Parque_eolico_monitorizacao_aves_NOCTULA

A corrente elétrica produzida por um aerogerador é corrente contínua, esta é alterada para corrente alternada para ser enviada a grandes distâncias de forma mais eficiente.

“Além das instalações em terra (onshore), as centrais eólicas também podem ser instaladas no mar (offshore), aproveitando os ventos fortes que se fazem sentir em zonas marítimas e a grande área disponível.”

Normalmente são necessárias várias turbinas eólicas para fornecer energia a uma comunidade, formando parques eólicos ou centrais eólicas.

A energia eólica é mais barata que a energia produzida com carvão, gás ou energia nuclear quando os custos de fatores externos, como a qualidade do ar, toxicidade humana ou alterações climáticas são tidos em conta. Veja mais sobre o custo da energia eólica.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente já coordenou vários projetos relacionados com energia eólica, nomeadamente no âmbito de sobreequipamento de parques eólicos, tendo sido responsável pelo Pedido de Enquadramento do Sobreequipamento do parque eólico do Sobrado e pela elaboração de todos os elementos do respetivo Anexo Técnico e Anexo Cartográfico, realizou o Estudo de Viabilidade Ambiental de 2 parques eólicos a instalar no centro de Portugal, foi responsável pela Monitorização de Sistemas Ecológicos (Fauna e Flora) no Parque Eólico de São Macário II, entre outros projetos.

Caso necessite de esclarecer alguma dúvida, não hesite em contactar-nos.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.