fbpx

Inauguração da Central Fotovoltaica de Ovar

A Central Fotovoltaica da Marinha, em Ovar, inaugurada no final de agosto pelo Ministro do Ambiente, tem como objetivo a produção de energia elétrica a partir de uma fonte renovável e não poluente – a energia solar. A central está apta a produzir anualmente energia solar equivalente ao consumo médio de 800 lares.

central fotovoltaica da marinha ovar

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela elaboração do Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) relativo ao projeto da Central Fotovoltaica em Ovar e pela Gestão Ambiental e Acompanhamento Arqueológico na fase de construção. A realização do projeto evitará a emissão para a atmosfera de 1300 toneladas de CO2 por ano.

Pedro Silva-Santos esteve presente na inauguração, em representação da NOCTULA – Consultores em Ambiente.

“Este é um exemplo de que é possível associar a competitividade à sustentabilidade”, defendeu Jorge Moreira da Silva, cuja tutela integra também o Ordenamento do Território e a Energia. “Portugal tem forma de, no curto prazo, abastecer o mercado internacional com esse tipo de produto”, realça.

“[Para incentivar a produção de energia elétrica renovável] é importante previsibilidade e estabilidade regulatória, de médio e longo prazo, dos sistemas que regulamentam a produção de energias renováveis no setor elétrico nacional”, argumenta Eng.º José Ramos, administrador do Grupo Salvador Caetano, acionista da GlobalWatt.

Salvador Malheiro, presidente da Câmara de Ovar, defende que a nova infraestrutura de produção de energia ajudará a autarquia a cumprir a meta de “reduzir em 20% as emissões de dióxido de carbono e os consumos de eletricidade”.

A Central Fotovoltaica é constituída por 7452 Módulos de 295 Watt pico cada, perfazendo uma potência total instalada de aproximadamente 2 Mw. Este é um projeto da Searas Morenas Lda., empresa detida pelo Grupo Salvador Caetano e Espírito Santo Capital, com sede no concelho de Ovar.

Fontes: Observador, Ovar News, ionline

Fotografias: Câmara Municipal de Ovar

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.