Lontra (Lutra lutra) é um dos mais belos, interessantes e ameaçados mamíferos da fauna Europeia. A população Portuguesa desta espécie é no entanto, uma das mais saudáveis do continente.
Esta espécie foi registada durante os trabalhos de vídeo monitorização de fauna, no âmbito de um Aproveitamento Hidroelétrico, realizado pela NOCTULA – Consultores em Ambiente.
Considerada um dos animais mais brincalhões, as suas brincadeiras podem ter lugar dentro ou fora da água e chegam a incluir o uso de objectos (como frutos, paus ou pedras) ou o escorregar na neve ou em encostas enlameadas
Intimamente associada às zonas húmidas, a Lontra pode ser encontrada em todos os locais com água permanente, não muito poluída e que esteja relativamente livres de perturbação humana. São ainda referidos como fatores determinantes para a espécie, a presença de um coberto vegetal que forneça abrigo e a disponibilidade de alimento.
Lontra (Lutra lutra)
Segundo o Instituto de Conservação, a nível mundial esta espécie encontra-se classificada como “Ameaçada”, no entanto em Portugal esta espécie está classificada como “Pouco preocupante”.
Portugal é dos poucos países onde ocorrem populações viáveis e onde não se tem registado alterações significativas da área de distribuição. Por outro lado, esta espécie encontra-se em declínio na maioria dos países da Europa desde as décadas de 60 e 70, tanto no número de indivíduos, como na área de ocupação, existindo países onde a espécie apresenta atualmente um elevado grau de fragmentação.
Principais ameaças:
- Destruição da vegetação ripícola;
- poluição da água;
- Utilização de pesticidas e fertilizantes na agricultura;
- Regularização dos sistemas hídricos;
- Mortalidade acidental por atropelamento;
- Perseguição direta;
- Morte por afogamento em artes de pesca (redes);
- Construção de barragens.
Para ver mais vídeos registados pela equipa NOCTULA durante as várias monitorizações já realizadas, visite o nosso canal no YouTube.
Fontes das imagens: Plataforma Flickr
A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:
- Fito e Zooplâncton
- Flora, Vegetação e Habitats
- Invertebrados
- Herpetofauna (anfíbios e répteis)
- Aves
- Mamíferos voadores – quirópteros (morcegos)
- Mamíferos terrestres
- Mamíferos marinhos
Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos.