Estiveram disponíveis para consulta e download as 27 Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas – EMAAC, que foram apresentadas em dezembro de 2016, em Coimbra, durante o Seminário de Encerramento do Projeto ClimAdaPT.Local. Estes documentos, disponíveis no site do projeto, representam o culminar de quase dois anos de trabalho, num projeto que foi pioneiro em Portugal na área da adaptação às alterações climáticas e que envolveu 26 municípios nacionais na criação destas estratégias.
A elaboração das EMAAC resultou de um processo interativo entre os técnicos municipais e a equipa científica do projeto, tendo sido utilizada a metodologia ADAM (Apoio à Decisão em Adaptação Municipal), que serviu de guia à elaboração das estratégias de adaptação.
Além do lançamento das EMAAC, durante o Seminário de Encerramento do projeto ClimAdaPT.Local foi também fundada a Rede de Municípios para a Adaptação às Alterações Climáticas, cuja missão é aumentar a capacidade dos municípios portugueses, na incorporação de estratégias de adaptação às alterações climáticas nas suas políticas, instrumentos de planeamento e intervenções.
A Rede, fundada pelos 30 municípios portugueses está aberta à participação dos restantes municípios, designadamente dos que desenvolvam os seus planos ou estratégias municipais de adaptação às alterações climáticas, bem como de outras entidades (empresas, universidades, ONG ou associações) que desenvolvam atividade neste domínio.
Fonte: Ambiente Magazine