fbpx

Oceanic Renewables Summit 2024

APREN – Associação de Energias Renováveis organizou pelo 2º ano consecutivo a Oceanic Renewables Summit 2024, uma conferência dedicada às energias renováveis oceânicas.

Com duração de um dia, esta iniciativa teve lugar no auditório da Fundação Champalimaud, em Lisboa, no dia 17 de abril.

Esta conferência é totalmente dedicada ao setor eólico offshore e reuniu no mesmo local os principais stakeholders do setor, nomeadamente promotores, legisladores, investidores e I&D, que discutiram os temas mais importantes deste setor tão promissor em painéis de debate temáticos.

Painéis de debate
  • Visão geral sobre as oportunidades da Eólica Offshore Ibérica;
  • Possibilidades para a biodiversidade através das energias oceânicas;
  • Criação de um projeto adequado para as energias renováveis oceânicas;
  • Promoção de um convivência feliz;
  • Modelo de leilão ideal para Portugal;
  • Reforço da cadeia de abastecimento local para desbloquear as oportunidades económicas.

A energia eólica explorada no mar (offshore), constitui uma das principais formas de aumentar futuramente a capacidade de produção de energia renovável em Portugal.

Espera-se que centrais eólicas offshore venham a ser implantadas com o objetivo de fornecer eletricidade à Rede Elétrica de Serviço Público (RESP) ou a unidades de produção de outros vetores energéticos, entre os quais se destaca o hidrogénio. Pequenas turbinas eólicas poderão também ser utilizadas para proporcionar eletricidade em iniciativas no mar, como a aquacultura.

Portugal tem como meta atingir os 10 GW de eólica offshore até 2030.

A nível europeu os Estados-Membros têm o compromisso de chegar a uma potência offshore combinada de cerca de 111 GW até 2030.

Tendo definido uma meta ambiciosa, recentemente o Governo Português anunciou o lançamento do primeiro leilão de eólica offshore que está previsto realizar-se até Junho de 2024. Para além do leilão, esteve em consulta pública o Plano de Afetação para Exploração de Energias Renováveis Offshore (PAER) que incide sobre zonas marítimas que apresentam as melhores condições para o estabelecimento de energias renováveis, em particular para a instalação de parques eólicos comerciais com tecnologia flutuante.

Fontes: APREN; DGEG

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.