aquecimento biomassa enerpal

Caldeira a Biomassa: o calor a energia renovável

Blog, Energias RenováveisComentários fechados em Caldeira a Biomassa: o calor a energia renovável3539

A empresa espanhola Gebio Enerpal oferece aos seus clientes uma alternativa de aquecimento, mais económica e sustentável – Caldeira a Biomassa.

Durante o inverno, surgem opiniões sobre o novo sistema de aquecimento que a Gebio Enerpal (Enerpal Biomasa y Gestión Energética de la Biomasa) instalou num condomínio de 72 habitações na região de Palencia, em Espanha.

aquecimento biomassa enerpal

Os representantes dos habitantes do condomínio dizem que gastavam muito combustível, todos os meses gastavam 15 000 litros para manter as casas quentes. “Para além disso, havia queixas de que fazia muito calor porque não se conseguia controlar bem o sistema.

Ao fim de três décadas, decidiram mudar o sistema de aquecimento, optando por uma caldeira de biomassa. “Pelo que antes pagávamos apenas pelo diesel, agora temos o aquecimento melhor administrado, a manutenção, o abastecimento de combustível, não temos que nos preocupar com desligar e ligar o aquecimento, e passados 10 anos o investimento está pago, poupamos dinheiro todos os meses.

caldeira a biomassa aquecimento

Falámos com Víctor Fernández da empresa Enerpal Biomasa, que explicou como funciona o sistema: “oferecemos um contrato de serviços energéticos. Não têm que se preocupar com nada mais do que dizer-nos em que períodos querem ter aquecimento e quantas horas. Nós tratamos do resto.”

O combustível do sistema de aquecimento com caldeira de biomassa provém de fontes renováveis de Castela e Leão, gerando riqueza para a região.

caldeira a biomassa gebio enerpal

A instalação, respeita a regulamentação e tem um sistema de combate a incêndios incorporado, e ainda um sistema de telegestão, que permite à Gebio Enerpal controlá-la a qualquer momento, sem necessidade de se deslocarem ao local. “Para além disso, a tecnologia utilizada, o sistema de regulação e os sensores de temperatura no exterior fazem com que a potência da caldeira se adapte em função do frio“, ressalva Víctor Fernández.

Segundo a APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis, “fontes de energia renováveis são as fontes de energia provenientes de recursos naturais que se renovam constantemente, de um modo sustentável, mesmo depois de serem usadas para gerar eletricidade ou calor. São exemplo a água da chuva, o vento, a biomassa, o Sol, as ondas e o calor da Terra.”

Deste modo, a biomassa é matéria orgânica de origem vegetal ou animal que quando queimada, é uma fonte de energia renovável que pode ser usada em centrais térmicas para produzir eletricidade ou na produção de calor.

Enerpal Biomasa também desenvolve e instala projetos deste tipo em Portugal.

Related Posts